Eleições 2022

Votação tranquila em MOC, avaliam PM e Justiça Eleitoral

Cidade registrou apenas uma prisão e 13 urnas substituídas no domingo

Larissa Durães
03/10/2022 às 22:08.
Atualizado em 03/10/2022 às 23:11

Juiz Eleitoral da zona eleitoral 184ª, Bruno Sena Carmona (LARISSA DURÃES)

Juiz Eleitoral da zona eleitoral 184ª, Bruno Sena Carmona (LARISSA DURÃES)

 Com somente uma prisão em Montes Claros, no dia da eleição, por derrame de santinhos, o Tenente Coronel Luciano Chaves, Comandante do 10º Batalhão acredita que este feito só foi possível devido ao empenho na eleição, da Polícia Militar (PM), que trabalhou com 100% do efetivo, sem férias ou folgas do contingente.  

“Foi positivo o decorrer das eleições na cidade, os eleitores, a população está de parabéns. Ocorreram poucos registros e estão relacionados a boca de urnas, derrame de santinhos, inclusive com só uma prisão aqui em Montes Claros, onde o cidadão foi pego em flagrante, mas, tudo transcorreu na normalidade, dentro do que era esperado e planejado”, diz satisfeito o militar. A segurança eleitoral contou com 2000 policiais militares nos 77 municípios da 11ª RPM, com cerca de 400 viaturas.

Para o comandante, o resultado só foi possível por causa da mobilização, inclusive das próprias forças de segurança para a conscientização da população sobre o respeito e para evitar crimes.  

“Com certeza foi uma participação integrada de todos os órgãos do judiciário, da justiça eleitoral e Ministério Público (MP), PM, Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiro (CBM), Polícia Federal (PF) e prisional, cada uma dentro das suas atribuições, então conseguimos atingir este resultado”, confirma. 

Foram instalados um Centro Integrado de Coordenação e Controle (CICC) das eleições de 2022 na Sede da 11ª Risp. O tenente coronel detalha então o que foi feito pela PM, antes mesmo do dia da eleição, explicando como ocorreu a distribuições das urnas e o acompanhamento. 

“A PM já vinha trabalhando com o apoio a Justiça Eleitoral nas eleições a um bom tempo, contribuindo para deslocamento de urnas para as cidades da região, escolta, acompanhamento, distribuição, recolhimento, e com tudo isto, nós, fortalecemos o processo democrático”. 

Em relação ao respeito, já que teremos segundo turno para presidente, o tenente coronel Luciano reconhece a mobilização das pessoas que sairão vitoriosas e dos apoiadores, após o termino da contagem dos votos, no último domingo de outubro, dia 30 e avisa que o trabalho da polícia neste sentido é deixar, que os vitoriosos possam comemorar em nome da democracia.  

“Esperamos que os vitoriosos e os que vierem a perder a eleição também, que se respeitem, que reconheçam a legitimidade do processo democrático e não venham interferir nas comemorações, a polícia estará lá para garantir a democracia”, avisa.

Que venha o 2º turno
De um total de 288.199 eleitores em Montes Claros, 233.428 compareceram (80%). Os ausentes foram 54.770. Como haverá segundo turno, a PM já faz planos para o dia 30. “A gente espera que seja mais diluído, que cada um comemore em um ambiente separado para não haver conflito e confusão e também que se sesse em um horário respeitável, porque a vida precisa continuar”, ressalta Tenente Coronel Luciano Chaves, Comandante do 10º Batalhão.  

O juiz Eleitoral da zona eleitoral 184ª, Bruno Sena Carmona, explica que já em relação às urnas houve alguns problemas, mas de fácil solução. “Ao todo, 13 urnas tiveram que ser substituídas na cidade, seguindo normalmente sem nenhum caso para votação manual”, informa. 

Sobre a lentidão que ocorreu na votação, o juiz Bruno Carmona destaca que, quando se vota para tantos candidatos o processo é mais lento, naturalmente. “Mas o fenômeno parece que foi nacional, então foi tudo dentro das normas”, pontua. (LD)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por