Vice-presidente da câmara municipal, a vereadora Rita Vieira – PSDB, entrou com um requerimento no legislativo solicitando ao prefeito Luiz Tadeu Leite e ao secretário de Saúde, José Geraldo de Freitas Drummond, esforços no sentido de inserir o profissional de Biomedicina na grade de especialistas da secretaria municipal de Saúde. Segundo a vereadora, vários Estados e municípios do País já inseriram e continuam incluindo o biomédico no quadro de profissionais de suas secretarias e que Montes Claros, como uma cidade-pólo em constante crescimento, também deveria seguir os mesmos passos.
- Temos seis turmas de biomédicos formados na cidade à espera de oportunidades no município. Como biomédica, fui procurada pela classe para lutar pela inclusão do especialista na grade da secretaria de Saúde e estamos confiantes no sucesso da nossa reivindicação - destaca Rita Vieira.
PROFISSIONAIS
A vereadora informa que tem sempre alguém que sabe antes de todos, o resultado de um teste de paternidade, o diagnóstico de uma doença, a consequência de um exame laboratorial e até se a fertilização in vitro vai virar o tão sonhado bebê: o biomédico, profissional que está escondido aos olhos do público, mas que é o grande responsável pela garantia dos exames laboratoriais e das análises clínicas.
Segundo Rita Vieira, o biomédico é um profissional da área de saúde com um amplo campo de trabalho: atualmente são 33 habilitações aprovadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) - as duas principais são pesquisa/docência e análises clínicas.
A vice-presidente lembra ainda que o biomédico foi incluído na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do ministério do Trabalho e Emprego (TEM), após fase de revisão e modernização conduzida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entidade vinculada à Universidade de São Paulo (USP).
CLASSIFICAÇÃO
A vereadora do PSDB ressalta ainda que de acordo com a classificação, o biomédico integra o grupo de competência 2212-05, da família ocupacional 2212. O processo foi concluído no último semestre de 2008 e desde janeiro de 2009 o profissional já conta com o CBO 2212-05, documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.
- Como biomédica, nós achamos na obrigação de defender essa bandeira e acreditamos que o município vai avaliar a questão com atenção e nos dar uma resposta positiva - finaliza Rita Viera.