Samuel Nunes
Repórter
Aconteceu na manhã de ontem, na câmara municipal, a tradicional reunião dos vereadores. No entanto, como nas duas últimas reuniões, só houve a primeira parte, em que cada vereador dispõe de seis minutos para se pronunciar. A segunda parte, que trata da aprovação de projetos e requerimentos, mais uma vez não aconteceu por falta de quorum. Para que a reunião prossiga, é necessária a presença de pelo menos oito dos 15 vereadores.
(XU MEDEIROS)
Por falta de quorum, pela terceira vez consecutiva, mesa diretora suspende segunda parte da reunião ordinária da câmara municipal.
Vários projetos estavam em pauta para ser votados, como o que autoriza o repasse de recursos financeiros ao fundo municipal de assistência social; o que autoriza o poder executivo municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, firmar convênio e repassar recursos financeiros para a Epamig - Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais; o que autoriza o poder executivo municipal a firmar convênio e repassar recursos financeiros à associação do circuito turístico Sertão Gerais e o que autoriza o repasse de recursos financeiros do Fia - Fundo municipal para a infância e adolescência. Estes quatro projetos já estão na pauta há duas semanas e por falta de quorum não foram votados.
Questionado pela reportagem de O NORTE sobre a sucessiva falta de quorum para votação de projetos do poder executivo, o presidente da câmara municipal, vereador Athos Mameluque (PMDB), disse que isto se deve, provavelmente, a compromissos firmados pelos vereadores.
- Supõe-se que muitos vereadores tenham compromissos em suas bases eleitorais e por isso tenham que se ausentar da reunião - disse.
Athos Mameluque afirma não saber se existe um movimento orquestrado na câmara municipal de Montes Claros para boicotar projetos do executivo. Disse ainda que há, sim, é uma insatisfação de alguns vereadores com vários secretários da administração, uma vez que muitos são os pedidos dos vereadores, representantes da comunidade, que não são atendidos.