Vereadores de oposição não comparecem à posse do prefeito interino de Montes Claros
Eduardo Madureira (PT), Oliveira Lega (DEM), Professor Ricardo (PV), Graça do PSF (PT), Rodrigo Cadeirante (PTN), Gera do Chica (SSD), Dr. Silveira (PTN) e Cláudio Prates (PTB) faltaram ao dever de casa e não compareceram para a posse do prefeito interino, José Vicente Medeiros
Por Marcelo Valmor
Fotos: Arquivo![]() Segundo o vereador Eduardo Madureira, a ausência coletiva foi previamente combinada |
Com a decisão amplamente divulgada pela mídia local do afastamento de Ruy Muniz (PSB) do cargo de prefeito, no último dia 10, afastamento esse determinado pelo Tribunal Regional Federal -1ª Região, a posse do vice José Vicente Medeiros (PMDB) como prefeito interino foi realizada na segunda feira (16), às 10h, na Câmara Municipal. Estavam presentes entidades de classe como a Associação Comercial e Industrial (ACI), Sociedade Rural de Montes Claros e Clube de Diretores Lojistas (CDL), deputados, vereadores, autoridades civis e militares, além da presença de populares.
Mas o que chamou a atenção, além da festa naturalmente, foi a ausência dos 8 vereadores de oposição à cerimônia. Eduardo Madureira (PT), Oliveira Lega (DEM), Professor Ricardo (PV), Graça do PSF (PT), Rodrigo Cadeirante (PTN), Gera do Chica (SSD), Dr. Silveira (PTN) e Cláudio Prates (PTB) faltaram ao dever de casa e não compareceram para a posse do prefeito interino, José Vicente Medeiros.
Segundo o líder da oposição, Gera do Chica (SSD), os vereadores de oposição não compareceram a posse porque tinham compromissos particulares. Atendimento em consultório médico, viagens, aulas em colégios particulares, foram alguns dos compromissos citados pelos ausentes. Um dos vereadores faltosos, Eduardo Madureira (PT), no entanto, ao ser questionado sobre sua ausência e de seus colegas de oposição, afirmou categoricamente;
- Combinamos uma falta coletiva, por isso não comparecemos na Câmara – declarou, sem explicar o porquê da adoção desse modelo de falta, muito comum, aliás, em grupos de estudantes secundaristas.
Mas se a oposição não compareceu, os outros 15 vereadores estiveram presentes para prestigiar um momento importante para a cidade que foi a transmissão do cargo de prefeito, fundamental, aliás, para que a sequência das obras iniciadas não sofresse interrupção e penalizasse a população.
O vice-prefeito José Vicente de Medeiros substitui o prefeito eleito Ruy Muniz por tempo indeterminado, já que este se encontra em detenção preventiva determinada pelo TRF1ª, de Brasília. Nessa quarta feira, (18), provavelmente será julgado pela corte do Distrito Federal o pedido para anulação do processo movido contra o prefeito de Montes Claros pelo Ministério Público Federal, além da cassação da Medida Cautelar que o afasta de suas funções.