George Nande
Colaboração para O NORTE
Passeios desnivelados e esburacados, bancos quebrados e canteiros altos e perigosos são alguns problemas da Praça Dr. João Alves, localizada próximo à escola estadual Gonçalves Chaves e o Automóvel Clube. Além das deficiências estruturais, a área de lazer sempre foi alvo do vandalismo, tanto que até o busto do Dr. João Alves foi arrancado do seu pedestal, em novembro do ano passado. A peça foi recuperada e seria reformada, mas ainda não foi devolvida ao seu reduto.
Um dos poucos recantos de tranquilidade, descanso e regozijo dos pássaros na área central, a praça do Automóvel Clube também é utilizada pelos alunos da escola Gonçalves Chaves para brincadeiras e atividades esportivas.
Um dos mais antigos patrimônios públicos de Montes Claros, a Praça Dr. João Alves poderá ser completamente reformada e humanizada na atual administração. Esta, pelo menos, é a esperança da vice-presidente da câmara municipal, Rita Vieira (PSDB). Ela entrou com um requerimento no legislativo pleiteando junto a administração municipal empenho no sentido de determinar a revitalização da praça.
Segundo a vereadora, a área de lazer carece de intervenções de jardinagem, com o plantio de mais grama e plantas ornamentais nos canteiros, sendo que alguns viraram verdadeiros caixotes de lixo. Rita Vieira lembra que as proteções de concreto são muito altas e representam riscos de acidentes, principalmente para os estudantes que gostam de brincar no local.
A parlamentar destaca que a Praça Dr. João Alves é um dos raros redutos de tranquilidade e descanso na área central, bem diferente das movimentadas praças Dr. Carlos e Coronel Ribeiro, onde o barulho é intenso por causa das paradas de ônibus, fluxo de veículos, estabelecimentos comerciais e vendedores ambulantes.
- Apesar do movimento de carros e motos no seu entorno, ainda é possível se descansar ou ler um livro na praça do Automóvel Clube, ouvindo o canto dos pássaros. Por isso, estamos pleiteando a reforma do logradouro, com nivelamento dos passeios, conserto dos bancos e arredondamento das proteções dos canteiros, além de serviços de jardinagem e modernização da iluminação, já que à noite a praça fica muito escura – justifica a vereadora Rita Vieira.
A legisladora já havia reivindicado também a reforma da Praça Papa Pio XII, também conhecida como Praça da Catedral, como forma de humanizar ainda mais a área central de Montes Claros. A vereadora do PSDB acha que o patrimônio público carece de mais verde, jardins e bancos para descanso e leituras nas horas vagas. Segundo a vice-presidente da câmara municipal, o centro de Montes Claros precisa de intervenções de humanização e acredita que elas deveriam começar pela reforma das áreas verdes, como ocorreu nas Praças da Matriz, no centro, e Flamarion Wanderley, no bairro São José, e como ocorre agora com a Praça Honorato Alves, em frente à Santa Casa.
- A humanização do centro trará mais vida para a cidade e ajudará a reduzir o estresse na população – finaliza Rita Vieira, confiante no êxito de suas reivindicações.