Eduardo Brasil
Repórter
A vereadora Fátima Pereira – PSDB comemorou a entrega, pelo governo do Estado, nesta semana, de mais sessenta viaturas policiais que passaram a compor o aparato de segurança pública no município, denominando o governador Aécio Neves – PSDB como o verdadeiro prefeito de Montes Claros.
Fátima Pereira entende que Athos Avelino
não aprende as lições de Aécio Neves
(foto: XU MEDEIROS(])
- O governador Aécio Neves é o nosso prefeito, sem dúvida. E os seus secretários são os nossos deputados da bancada do Norte. Juntos, eles nos dão um exemplar gesto de grandeza, preservando o discernimento em nome de nosso desenvolvimento, ainda que em um momento de disputa política – disse.
Para Fátima Pereira, o governo Aécio Neves, com as gestões dos deputados norte-mineiros, proporcionou mudanças importantes no setor de segurança pública de Montes Claros, criando, desta forma, instrumentos mais eficazes no combate à violência e à criminalidade.
- Mudança de paradigmas, de atuações, estratégias, logísticas, tudo isso somado ao aumento do número de viaturas e de homens da polícia militar, e à instalação do programa Olho Vivo, que a prefeitura, aliás, teima em dizer que é um serviço dela – emendou a parlamentar, reiterando críticas à propaganda da administração municipal que toma para si os méritos das obras realizadas com recursos estatais.
- O prefeito insiste, na sua propaganda, em dizer que tem DNA de sua administração em obras exclusivamente do governo estadual. Não tem. Apesar de a justiça ter agido, punindo a publicidade mentirosa, ele continua afrontando os magistrados e mantendo suas mentiras na mídia, a custa de muito dinheiro do povo.
PREVENÇÃO
Fátima Pereira repete que o governador Aécio Neves tem sido um professor e tanto para o prefeito Athos Avelino, no sentido de fazê-lo aprender a ser um bom administrador, mas que o executivo montes-clarense se revelaria um péssimo aluno.
- Ele não aprende. Mesmo diante da ajuda e das lições do governo no combate à violência e a criminalidade, como através do Proerd (programa de combate às drogas nas escolas de Montes Claros) e outras iniciativas do Estado, no município, o prefeito não toma atitudes à altura, como implantar uma política municipal de prevenção ao crime. Ele faz o contrário, acaba com os instrumentos que tínhamos para isso – sustenta a parlamentar, lembrando a extinção das secretarias de Esporte e Lazer, e de Segurança Pública, que serviam para a inclusão social de crianças e de jovens, através de ações esportivo-educacionais.
- Não há perspectiva de uma vida saudável para milhares de crianças e de jovens. Perspectivas de trabalho, de educação, de cidadania, de inclusão social. O resultado é trágico, com muitos deles trilhando, sem outra opção, os caminhos da marginalidade e neles perdendo até mesmo a vida - destaca Fátima Pereira, sublinhando que, somente neste ano, até agora, 45 montes-clarenses já morreram por conta da incompetência da prefeitura em implantar políticas de prevenção ao crime.
Ela ressalta preocupação com parte da juventude de Montes Claros que gradativamente vai sucumbindo ao submundo do crime.
- O que a secretaria de Ação Social, por exemplo, faz nesse contexto terrível? Quais são os seus programas voltados para a juventude, para evitar que eles se tornem perigosos bandidos? Não basta atuar com transferência de rendas, porque isso é paliativo e resolve apenas os problemas imediatos. Montes Claros cresce de forma assustadora e a violência e a criminalidade acompanham esse crescimento diante da inércia do prefeito – conclui a parlamentar oposicionista.