Logotipo O Norte
Quarta-Feira,17 de Setembro

Vereador teme tragédia nas estradas rurais

Jornal O Norte
Publicado em 21/11/2008 às 15:40.Atualizado em 15/11/2021 às 07:50.

Eduardo Brasil


Repórter



O vereador Ildeu Maia – PP voltou a reiterar sua preocupação com o estado crítico das estradas da zona rural de Montes Claros, cujo tráfego de veículos foi seriamente agravado com o período das chuvas. Segundo ele, a maioria dos trechos das passagens vicinais está seriamente comprometida pela erosão provocada pelas águas, colocando em risco, sobretudo, a vida de centenas de crianças que utilizam o transporte escolar.



- Se antes o perigo estava na poeira e nos buracos, hoje está na lama e nos buracos que aumentaram de tamanho e ficaram ainda mais perigosos. A prefeitura precisa tomar medidas em caráter de urgência para evitar que ocorra uma tragédia.



Segundo Ildeu Maia, tragédia que por pouco não teria acontecido na semana passada, quando dezenas de estudantes das comunidades de Manganagem e de Córrego do Chapéu foram envolvidas em acidente quando eram transportadas em um ônibus para a escola de Aparecida do Mundo Novo.



- O ônibus tombou na estrada e, graças a Deus, por milagre, nenhuma das crianças saiu do acidente com ferimentos graves. Foi Deus que livrou aquelas crianças de um final trágico. A administração municipal não pode fingir que não está vendo esse perigo. Ela não pode deixar de cumprir com suas obrigações que só acabam no dia 31 de dezembro – acrescenta o parlamentar, acusando a prefeitura de imobilidade.



MAIS RIGOR



Para Ildeu Maia, a questão das estradas da zona rural deve ser uma preocupação sistemática da próxima administração municipal. Segundo ele, não se pode mais permitir que os vereadores e as comunidades rurais passem quatro anos cobrando das gestões que se sucedem na prefeitura de Montes Claros uma solução concreta para o problema.



- E ela nunca vem. Passa ano e entra ano, sai prefeito e entra prefeito e os problemas continuam. Ninguém resolve de fato. Quando não é por causa da seca, é por causa das chuvas. É preciso dar um basta nessa novela e garantir ao povo da zona rural estradas que possam de fato conduzi-lo aos lugares com segurança.



O vereador também defende mais rigor na contratação de profissionais e seleção de veículos a partir do ano que vem. Acredita que muitos dos critérios atuais são falhos, o que aumentaria o perigo relacionado à segurança dos estudantes e dos moradores da zona rural em geral.



- Além de termos as estradas em condições de tráfego, seguras, seja na seca ou na chuva, é preciso que os veículos que transportam nossos estudantes estejam realmente em perfeitas condições. E isso, nós sabemos, nem sempre é assim. Muitos ônibus não possuem condições seguras para prestarem o serviço.



MOTORISTAS



Outro critério, segundo Ildeu Maia, que deve ser observado com mais rigor é o da capacidade profissional das pessoas contratadas pela prefeitura para o transporte escolar.



- Muitas vezes os motoristas são incapacitados para a função. A informação é de que acidentes são causados pela inabilidade de alguns motoristas. Não sei se foi essa uma das causas do acidente em Aparecida do Mundo Novo, mas há informações de que o motorista teria falhado ao tentar evitar que o ônibus tombasse diante das péssimas condições da estrada – encerra o vereador.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por