Vereador retoma o caso das linhas do trem

Jornal O Norte
Publicado em 04/10/2007 às 10:17.Atualizado em 15/11/2021 às 08:18.

Retirada da linha férrea que corta


vários bairros volta a ser pedida



Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil



O vereador Raimundo do INSS – PDT, que há dois meses pediu a transferência do aeroporto de Montes Claros para a zona rural de Francisco Sá, temendo um acidente que repetisse a tragédia do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, retomou da tribuna da câmara municipal de Montes Claros, na reunião de terça-feira 2, um tema que há anos vem à tona para depois cair no esquecimento: a retirada dos trilhos da Ferrovia Centro Atlântica do perímetro urbano da cidade.



Raimundo do INSS reitera problemas causados pelos trilhos na área urbana


(foto: Wilson Medeiros)



Segundo ele, se a reclamação é antiga, agora é que ela teria mais importância, mereceria uma atenção maior, uma vez que Montes Claros cresceu nesse período e a possibilidade de acidentes causados pela manutenção das linhas férreas na área urbana também.



- Vários bairros estão isolados do centro da cidade por conta desses trilhos. São bairros ilhados. Moradores dos bairros Santa Rita, Vera Cruz, Morrinhos e de tantos outros vivem um drama já que eles, os trilhos, funcionam como obstáculos – disse o vereador.



SOCORRO



Raimundo do INSS também ressaltou a sua preocupação quando as comunidades que sofreriam com a presença dos trilhos urbanos precisam de atendimento de urgência. Para ele, a demora da chegada de serviços médicos a acidentados, doentes, de combate a sinistros nesses locais muitas vezes se deve às passagens férreas.



- Muitas vezes o Samur e o Corpo de Bombeiros ficam sem poderem chegar ao local previsto, na hora necessária, com a urgência necessária, porque as passagens férreas são fechadas para o tráfego de trens de carga. Nem é de passageiros – salientou.



O parlamentar lembra que em alguns locais o trânsito de veículos não existe, o que piora ainda mais a situação dos moradores.



- Na Rua Melo Viana, por exemplo, somente bicicletas e motos passam sob o viaduto. Os carros precisam desviar para outras ruas, onde estão as passagens férreas.



GESTÕES



O vereador está decidido a recorrer aos deputados das bancadas do Norte de Minas em Belo Horizonte e em Brasília para que intercedam junto às autoridades competentes para a retirada dos trilhos.



- E, ao mesmo tempo, pedir que eles reivindiquem a volta do trem de passageiros, o famoso trem do sertão que é um dos principais meios de transportes que tínhamos e que a região ficou privada de utilizar, apesar de toda a malha ferroviária que existe aqui, nos ligando à capital mineira, à Bahia – completou o parlamentar, que nesta semana enviou ofício especial ao deputado federal Humberto Souto – PPS para que ele atue nesse sentido.



- O deputado é um ex-ministro, tem trânsito livre no governo federal e pode procurar diretamente o presidente Lula para tratar do assunto – encerrou o vereador.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por