O vereador Valcir Soares - PTB e alguns usuários do Transporte Especial para Deficientes Físicos Cadeirantes e Pessoas com Mobilidade Reduzida (Transpecial) estarão reunidos, na tarde de hoje, com a diretoria da Transmontes para avaliar os resultados obtidos com o programa e reivindicar critérios para uso dos veículos
Na reunião de ontem da câmara municipal, ele e Fátima Pereira - PP falaram, sobre os problemas que estão sendo enfrentados pelo Transpecial, dentre eles a demanda que tem sido superior à capacidade de atendimento.
Atualmente, 169 cadeirantes estão cadastrados e utilizando o transporte especial. Entretanto, a agenda para os quatro veículos em uso está lotada. Diante da situação e como chegou ao seu conhecimento que pessoas que possuem carros próprios estão lançando mão do Transpecial, em detrimento daqueles que não possuem veículos e têm menores condições financeiras, o vereador quer a definição de alguns critérios para priorizar o atendimento.
- Já havíamos alertado juntamente com a vereadora Fátima Pereira, quando da aprovação da lei que criou o Transpecial, na câmara, que o sistema não atenderia plenamente aos deficientes, mas que daria condições para atender, pelo menos, pessoas com maiores dificuldades de locomoção - lembra Valcir Soares ao comentar sobre a sugestão de que o agendamento leve em consideração aspectos econômicos e sociais, com prioridade para quem não possui carro.
ADAPTAÇÕES
Para o vereador, a acessibilidade somente será implantada plenamente na cidade quando o sistema de transporte coletivo, incluindo os pontos, estiver totalmente adaptado às pessoas portadoras de deficiência física ou com mobilidade reduzida.
- Esperamos que isto comece a acontecer em breve, pois já temos a garantia do prefeito Athos Avelino de que no edital de licitação para a concessão do transporte coletivo de Montes Claros, que deverá ser publicado ainda neste mês, as determinações sobre a acessibilidade estão incluídas - anuncia o vereador.
O Transpecial é operacionalizado gratuitamente em veículos especialmente adaptados, utilizando quatro microônibus dotados de plataforma elevatória e trava para as cadeiras. (Com SC)