Vereador quer equipes capacitadas para atendimento de casos da gripe A

Jornal O Norte
Publicado em 21/07/2009 às 09:58.Atualizado em 15/11/2021 às 07:04.

Samuel Nunes


Repórter



Embora ciente de que a morte por gripe suína se aproxima das taxas de mortalidade da gripe comum, o vereador Dr. Silveira (PTN) demonstra preocupação com o aumento de casos da influenza A em Minas Gerais.



- Com a inevitável chegada da gripe à nossa região, é necessário que todas as autoridades venham a instruir suas equipes mais especificamente o profissional de saúde, no sentido de conduzir da melhor forma os casos suspeitos e confirmados, para que não venham ocorrer mortes em Montes Claros e na região – diz o vereador.



O parlamentar, que atua na medicina há vários anos, considera que o uso de máscaras é um exagero desnecessário, uma vez que a adoção de medidas de higienização e, dentro do possível, a não aglomerações de pessoas em ambientes fechados, são medidas que considera importantes para evitar o vírus.



Ele frisa ser fundamental que, na volta do período escolar, as instituições de ensino possam disponibilizar informações para os alunos quanto à gripe suína. No seu entendimento, é relevante que todo meio de comunicação possa ser utilizado para levar ao conhecimento da população o maior número de informações quanto à gripe que já é uma realidade mundial.



PREPARADA



Indagado por O NORTE há pouco mais de 10 dias se é possível a gripe suína chegar a Moc, o secretário de Saúde José Geraldo de Freitas Drumond afirma que o mundo está sob estado de pandemia, sendo possível a chegada do vírus, uma vez que se vive hoje em um mundo globalizado. Frisa que o período de férias e festas, quando a cidade recebe turistas e pessoas que moram na cidade viajam para outros lugares do país, é fator que pode contribuir para a chegada do vírus à cidade.



No entanto, o secretário salienta que o controle de detecção e encaminhamento está todo ele desencadeado, não devendo haver problemas.



BRASIL NO GRUPO



O Brasil tinha até a última quinta-feira, 16, 1.175 casos confirmados, com 11 mortes. Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, colocou o Brasil entre o grupo de países que têm o vírus da influenza A (H1N1) circulando em seu território. O diagnóstico foi a partir da morte de uma paciente em São Paulo, na cidade de Osasco, que não havia tido qualquer contato com pessoas vindas do exterior.



GRIPE SUÍNA



É uma doença respiratória que atinge porcos, causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2. O atual surto, que teve início na América do Norte, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1, capaz de infectar humanos e se propagar de pessoa para pessoa.



SINTOMAS



Os sintomas da gripe suína em humanos são semelhantes aos produzidos por gripes comuns, sazonais. Esses sintomas incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga.



MEDIDAS



O ministério da Saúde intensificou o monitoramento nos aeroportos para evitar a entrada de pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína, nos voos procedentes de países com alto grau de infecção.



De acordo com o ministério, quem esteve nas áreas afetadas pela gripe suína deve procurar um posto de saúde nos aeroportos, caso apresente sintomas da doença. Nos próprios aeroportos há postos da ANVISA – Agência nacional de Saúde.



O ministério também recomenda alguns cuidados que devem ser tomados para quem for viajar para esses lugares:



- Usar máscaras cirúrgicas descartáveis, durante toda a permanência em áreas afetadas.



- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.



- Evitar locais com aglomeração de pessoas.



- Evitar o contato direto com pessoas doentes.



- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.



- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.



- Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.



- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países.



- Não usar medicamentos sem orientação médica.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por