Ele diz que medida pode evitar
tragédia como a que ocorreu
em Congonhas
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
Raimundo do INSS – PDT sugeriu da tribuna da câmara municipal, na reunião de ontem, que a Infraero transfira, para outra região da cidade, o aeroporto de Montes Claros. Segundo ele, a medida, que ele destaca como preventiva, impediria que tragédia semelhante à ocorrida no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que matou 199 pessoas se repita na cidade.
O parlamentar argumenta que o aeroporto é antigo, e que foi construído numa época em a ocupação habitacional naquela região estava longe de acontecer.
- As pistas foram construídas quando não existiam casas nas redondezas, quando não existiam bairros como Independência, Interlagos, Guarujá.
Raimundo do INSS quer aeroporto em outra região
da cidade, para impedir tragédia como a de São Paulo
(foto: arquivo/Wilson Medeiros)
Hoje, o cenário é outro, diz o vereador. A região está densamente ocupada e o aeroporto se tornou uma ameaça à vida dos moradores. Ele destaca a localização do bairro Guarujá, cujas residências estão a poucos metros da cabeceira das pistas.
- Quando os aviões aterrissam, eles passam perto dos telhados e os moradores vivem momentos de pânico, uma vez que todos nós estamos ainda sob o impacto das notícias dando conta dos desastres na aviação brasileira.
NOVOS BAIRROS
Raimundo do INSS diz que sua sugestão deve ser entendida como um aviso, um alerta de que uma tragédia pode ocorrer a qualquer momento. Ele observa que a sua sugestão não pode ser subestimada, uma vez que a falta de prevenção aumentou as conseqüências do desastre em Congonhas, num aeroporto encravado no centro da capital paulista.
- Nada nos garante que um avião não sofra uma pane sobre o bairro Guarujá, por exemplo, e provoque um acidente tendo como vítimas a sua tripulação, os seus passageiros e os moradores do bairro. Rogamos a Deus que isso não ocorra, mas é possível, infelizmente.
Ele defende a transferência do aeroporto para uma região mais distante da área urbana, com o município aproveitando o terreno do atual aeroporto para a criação de novos bairros.
- Montes Claros cresce de forma surpreendente e a ocupação na região do aeroporto não pára e nem vai parar. Nos próximos anos a situação será calamitosa neste aspecto e uma mudança de local será ainda mais complicada. Portanto, que a Infraero, os setores ligados à aviação atuem com precisão nesse sentido, antes que uma tragédia ocorra – encerra o vereador.