Eduardo Brasil
Repórter
O vereador Raimundo do INSS – PDT cobrou da atual e futura administração municipal assistência especial aos jovens que se deixam sucumbir pelo mundo das drogas. Segundo ele, a quantidade de crianças e adolescentes que passam a fazer uso de substâncias tóxicas em Montes Claros, e delas ficando dependentes, tem aumentado de forma assustadora, o que contribui para o aumento da violência e da criminalidade na cidade, considerando que o mercado de consumo aumenta e os pontos de vendas passam a ser disputados a bala.
- O vício começa até mesmo pela curiosidade que muitos jovens têm em relação às drogas. Ele vem também através de amizades perigosas. É um processo de destruição que ao longo do tempo leva essas vítimas à tragédia – disse o parlamentar, defendendo a implantação no município de um centro especializado de recuperação de viciados em drogas, que tenha em seus quadros os devidos profissionais qualificados, como médicos, psicólogos e professores.
- Os locais que prestam esse serviço não conseguem resultados satisfatórios porque não contam com o apoio necessário para a eficácia das suas ações. Muitos acabam fechando suas portas e abandonando os jovens que retornam às drogas.
SEM OPORTUNIDADE
De acordo com o vereador, muitos jovens querem se ver livres da dependência das drogas, mas que nem sempre eles encontram suporte para levar adiante essa decisão, tornando-se vulneráveis à ação dos bandidos.
- Eles acabam sem oportunidade de retomarem suas vidas, seus estudos, seus amigos sinceros familiares, dos quais ao longo do vício, a cada dia, se afastam mais.
Muitos desses jovens, segundo o vereador, para não retornarem ao submundo, para não retornarem ao vício, estão sendo levados para centros de recuperação até mesmo no Rio de Janeiro, através da ação de alguns pastores evangélicos de Montes Claros.
- É um exemplo de solidariedade e de responsabilidade que eles nos dão. Precisamos disso, de uma união para a luta contra as drogas ser uma luta vitoriosa. As igrejas, as religiões, as entidades e instituições, todos devemos nos unir com esse propósito. Caso não tenhamos uma reação à altura da situação, que é grave, ela ficará insustentável porque os traficantes operam dia e noite fazendo novas vítimas.
PERCURSO TRÁGICO
Para Raimundo do INSS, medidas urgentes devem ser tomadas até porque os males das drogas não atingem somente aos usuários, estendendo-se aos seus familiares. Ele lembra a situação que muitos pais viveriam com os desvios dos filhos que abandonam a escola e passam a se comportar como marginais dentro de casa, brigando e roubando objetos para vender e comprar drogas e o pior, avançando com seus delitos para além das paredes dos seus lares.
- Eles começam roubando dos próprios familiares ventiladores, aparelhos de tevê e de som, tudo que possa garantir a droga de que passam a necessitar todos os dias, dependentes que se tornam delas. Não demora e eles levam esses furtos para fora de casa, acabando presos, tornando-se marginais, muitos dos quais aumentando as estatísticas como autores ou vítimas de assassinatos em Montes Claros por causa do tráfico de entorpecentes – ressalta, observando que somente neste ano, 79 pessoas já morreram (até ontem) por conta do tráfico e uso de drogas na cidade, número que já se iguala às estatísticas do ano passado.
- Sinal de que neste ano essas estatísticas serão ainda piores – conclui Raimundo do INSS.