Eduardo Brasil
Repórter
O vereador Rosemberg Medeiros – DEM deu entrada com requerimento na mesa diretora da câmara de Montes Claros, na reunião desta terça-feira, endereçado ao executivo, solicitando a extinção da Transmontes, empresa municipal de trânsito e transporte urbano. O parlamentar justifica o pedido tendo em vista as reclamações por parte da população, principalmente com relação às multas e à falta de segurança dos comerciantes no centro da cidade, uma vez que os agentes de trânsito teriam tomado o lugar da polícia militar deixando desguarnecida a área central da cidade, já que eles atuariam apenas para multar os motoristas, sem qualquer preocupação com a segurança pública, que também era garantida pelos policiais.
(foto: ARQUIVO/WILSON MEDEIROS)
Rosemberg Medeiros diz que a Transmontes
é uma vergonha para o povo e precisa acabar
- Por isso, os assaltos no setor continuam. Os agentes da Transmontes estão preocupados unicamente em multar e fazer caixa para a prefeitura gastar com suas propostas eleitoreiras. Não se importam com a segurança do cidadão – ressalta.
De acordo com Rosemberg Medeiros, o prefeito não teria dificuldades para extinguir a Transmontes, considerando que ele tomou medidas ainda mais drásticas, como acabar com a secretaria de Esportes e Lazer e com a secretaria de Segurança Pública sem fazer muito esforço, apoiado pela maioria dos vereadores do legislativo.
- Não seria difícil para o prefeito acabar com uma empresa que tem sido a vergonha de Montes Claros – disse ele.
RELATÓRIO DA CLI
Rosemberg Medeiros também aproveitou a sessão desta terça-feira para cobrar do relator da CLI da Transmontes, Valcir Soares - PTB o documento conclusivo sobre as investigações de irregularidades na empresa, que ele denunciou no início do ano, incluindo desvio de recursos públicos.
- Até agora o relator não apresentou esse documento conclusivo e ninguém entende os motivos. A verdade é que a comissão já apurou todas as denúncias, tendo confirmado pelo menos uma: o desvio de 500 mil reais que até agora a prefeitura não disse onde foram parar – destacou o parlamentar, referindo-se ao sumiço de meio milhão de reais das contas da Transmontes em 2005.
Para o vereador, a demora em apresentar o relatório aumentaria as suspeitas de que a CLI está enrolando, buscando abafar a verdade.
- Essa irregularidade está mais do que comprovada e não entendo a demora do relator em apresentar o documento. Será que ele está esperando que o povo esqueça o assunto? – indaga o parlamentar oposicionista.
SEMANA QUE VEM
Ouvido pela reportagem, o relator da comissão, Valcir Soares, garante que não há essa intenção de transformar a CLI da Transmontes em pizza, e que a demora em apresentar o relatório final se daria por conta de documentos que ainda estariam sendo analisados por ele.
- Na semana que vem, redigiremos o relatório final depois de analisarmos todos os documentos neste feriado – garantiu o vereador, que integra a bancada de apoio ao executivo.
Apesar de saber que o requerimento pedindo a extinção da Transmontes não seria acatado pelo executivo, Rosemberg Medeiros argumenta que a sua iniciativa, pelo menos, abre essa discussão.
- Já é um primeiro passo para que a cidade fique livre dessa empresa que inferniza a vida de todos nós – conclui o vereador.