Vereador insiste em dar fim ao viaduto da Melo Viana

Jornal O Norte
01/09/2005 às 14:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

 

Eduardo Brasil

Repórter

eduardo@onorte.net







O vereador Doutor Gonçalo - PFL reiterou, durante visita que fez à redação de O Norte na manhã de ontem, sua disposição de dar prosseguimento a medidas apontadas por ele, através de requerimento aprovado pelo plenário da câmara municipal e enviado ao executivo, que pede o aterramento do viaduto da rua Melo Viana. Está convencido de que a medida é necessária para impedir que o bairro Morrinhos continue sendo prejudicado no seu desenvolvimento, fenômeno que ocorreria desde que a obra, uma das mais inúteis já promovidas na cidade, foi erguida há 16 anos.




Gonçalo acredita que sua reivindicação será atendida pelo prefeito Athos Avelino - PPS e ainda por engenheiros da FCA - Ferrovia Centro Atlântica com os quais pretendia se reunir ainda na tarde de ontem. Argumenta que em relação à prefeitura não haveria obstáculo financeiro, uma vez que a obra teria um custo relativamente baixo.




- Não quero arriscar qualquer estimativa de custos, mas é uma obra de grande importância e barata. O ponto máximo do aterramento não passa de 1,70m.




Quanto à receptividade que a FCA teria em relação ao seu requerimento, o vereador pensa que a medida não significaria nenhum transtorno para e empresa, ainda mais com a redução em cerca de 80% do tráfego férreo que corta o centro e bairros da cidade.

 




Viaduto impede desenvolvimento e serve para aumentar


os problemas do bairro (Foto: Adriano Madureira)






MEDIDA OPORTUNA






A desobstrução da passagem de nível, de acordo com o requerimento do vereador, além de interligar a principal via do bairro Morrinhos ao centro da cidade, impulsionando novamente seu desenvolvimento, seria de extrema importância social e para o combate à violência, considerando que via pública, por conta do viaduto, tem sido alvo de atos criminosos que já culminaram até em estupro. Até mesmo a ação rápida da polícia para atender ocorrências fica prejudicada pelo desvio a que as viaturas precisam recorrer, passando por outras vias até alcançar a rua Melo Viana, lembra o parlamentar.




- Depois, são poucas as pessoas que arriscam usar aquela passagem, principalmente à noite. Além disso, o lugar foi transformado em uma fedentina a céu aberto e ponto de venda e consumo de drogas - acusa.




Para Gonçalo, o aterramento do viaduto viria acompanhado de medidas que possam tornar o local mais seguro, como deveriam ocorrer em outras passagens de níveis existentes na área urbana, com a instalação de semáforos e de guaritas para o serviço de segurança, que poderiam ser prestados pela guarda municipal que entrará em ação no mês que vem.




TURISMO




O vereador acrescenta que a liberação do tráfego, hoje restrito pelo viaduto a veículos de duas rodas, facilitaria o acesso, por exemplo, a uma área histórica que é a secular Igreja do Senhor do Bonfim.




- O turismo pode plenamente ser explorado no mirante que, antes do viaduto, era bastante freqüentado pela população, gerando emprego e renda. Bastaria que a prefeitura promovesse a instalação de uma feira de artes e barraquinhas de comidas e bebidas típicas. O fácil acesso levará muitos visitantes ao local - sugere.




Segundo Gonçalo, o seu requerimento atendeu a insistentes apelos dos moradores do bairro. Ele chegou a manter reuniões com a associação que representa a comunidade antes de redigir o requerimento, reunindo suas reclamações.




- Eles reclamaram que o viaduto é um empecilho ao progresso, creditando à passagem que isola o bairro os casos de fechamento de inúmeros estabelecimentos comerciais, a decadência do mercado sul, a desvalorização das áreas desabitadas da região, transformadas em terrenos baldios, e citaram a insegurança que aumenta por conta de uma obra que só fez atrapalhar o desenvolvimento natural do bairro.




Hoje, durante pronunciamento da tribuna, na reunião ordinária da câmara, Doutor Gonçalo diz que retomará o assunto, reforçando o apelo e informando sobre os resultados das audiências que pretendia junto ao prefeito municipal e ao setor de engenharia da Ferrovia Centro Atlântica na tarde de ontem.





Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por