Samuel Nunes
Repórter
O vereador João de Deus - PPS, espera que o trabalho desenvolvido pelo PSF- programa de Saúde da Família no município atenda de maneira adequada às famílias. De acordo com ele, é preciso que este importante instrumento seja entendido verdadeiramente como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.
João de Deus-PPS afirma que
demanda nos hospitais aumentou.
(foto: XU MEDEIROS)
O vereador do PPS explica que estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.
- As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade, entretanto, há reclamações de que faltam profissionais para atender a demanda em toda a cidade. Entendo que o número de equipes e profissionais deveria ser aumentado no sentido de atender o maior número de famílias – ressalta.
POSTOS
Outra preocupação do parlamentar diz respeito ao atendimento nos postos de saúde, que no entendimento dele deve ser melhorado o quanto antes. De acordo com o parlamentar, há problemas no atendimento dos postos de saúde dos Bairros Major Prates e Santos Reis, onde a demanda é considerável e a falta principalmente de médicos é sentida.
- O que poderia ser resolvido em postos de saúde, como por exemplo, uma febre alta ou mesmo uma virose, inúmeras pessoas estão se dirigindo aos hospitais da cidade que atendem somente casos de urgência e emergência. Isso acaba dificultando e superlotando o atendimento nos hospitais - relata o vereador.
EMPENHO
O parlamentar afirma que reconhece as dificuldades da administração em resolver os problemas envolvendo a saúde, entretanto, revela que a população espera empenho das autoridades constituídas do município pelo menos amenize a situação.
- Muitas pessoas têm procurados os postos de saúde do município em busca de atendimento, e não tem conseguido. É válido lembrar que a grande maioria não tem condições de pagar um consulta particular por isso o posto de saúde o local onde estas pessoas se dirigem. Mas, infelizmente o atendimento está deficitário - alerta.
João de Deus entende que a medicina preventiva é importante no sentido de diminuir a demanda tantos nos postos de saúde quanto nos hospitais, e para isso o parlamentar do PPS reitera a importância do programa Saúde da Família. Segundo ele é importante também que os postos de saúde voltem a funcionar até às 22hs, e não somente até às 19hs, como vem acontecendo.
- O desejo da população é que o atendimento do PSF e nos postos de saúde seja realmente de qualidade dando tranqüilidade a quem precisa - conclui o vereador.