Samuel Nunes
Repórter
Saúde. Eis o tema debatido por alguns vereadores na reunião ordinária da última terça-feira, 10. O vereador João de Deus (PPS), presidente da comissão de saúde da câmara municipal, fez um discurso veemente em prol de uma saúde de qualidade em benefício da população, principalmente a mais carente.
(foto: XU MEDEIROS)
João de Deus: - A solução para os problemas na saúde está no planejamento das ações.
De acordo com João de Deus, vereadores e prefeitos de outros municípios tem que conhecer, por exemplo, a realidade presente em prontos-socorros de hospitais em Montes Claros, que atende praticamente todo o Norte de Minas, sendo que a consequência disso um número considerável de pessoas nos corredores à espera de atendimento. No entendimento do parlamentar, ambulância não resolve os problemas relacionados á saúde no município. João de Deus frisa que a solução está no planejamento das ações.
- É comum percebermos, por exemplo, paciente à espera de uma vaga no CTI. Algo tem que ser feito de forma ágil para que a população possa ser beneficiada – diz.
João de Deus sugere, por exemplo, a criação de postos de saúde em cinco grandes regiões de Montes Claros: Major Prates, Maracanã, Santos Reis, Delfino Magalhães e Independência.
- Entendo que esta seria uma maneira de desafogar os hospitais do município. O que não pode é a saúde continuar da forma que está, um caos afirma.
João de Deus cobra ainda uma melhor capacitação das equipes do programa saúde da família que, para ele, no papel é perfeito, mas que deve melhorar. O vereador do PPS explica que estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.
- As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. Entretanto, há reclamações de que faltam profissionais para atender a demanda em toda a cidade. Entendo que o número de equipes e profissionais deveria ser aumentado no sentido de atender o maior número de famílias – ressalta.
João de Deus entende que a medicina preventiva é importante no sentido de diminuir a demanda tantos nos postos de saúde quanto nos hospitais, e, para isso, o parlamentar do PPS reitera a importância do programa Saúde da Família.
O vereador Damázio PTB, também integrante da comissão de saúde diz corroborar a linha de pensamento do parlamentar do PPS. Chama a atenção da administração para a importância de se reformar alguns prédios onde funcionam alguns postos de saúde, como por exemplo, nos bairros Esplanada e Delfino Magalhães. Observa que vai continuar cobrando em seus discursos melhoria na saúde do município.