Vereador critica limites impostos ao SAMU

Jornal O Norte
Publicado em 27/02/2008 às 16:36.Atualizado em 15/11/2021 às 07:26.

Eduardo Brasil


Repórter



O vereador Ildeu Maia – PP ressaltou da tribuna da câmara municipal de Montes Claros a importância do Samu-192 – Serviço de atendimento médico de urgência. Mas lamentou que a ação da unidade esteja condicionada a meras distâncias. Para ele, o limite de 40km, estabelecido para atendimento do Samu é coisa de ignorante.



- Eu gostaria de saber qual foi essa inteligência que limitou as ações do Samu em 40km – observou o parlamentar durante discurso proferido da tribuna do legislativo.



null


Ildeu Maia reclama distância permitida para ao Samu, que põe


em risco a vida das pessoas (foto: ARQUIVO/ WILSON MEDEIROS)



- Isso tem causado enormes problemas para quem se encontra alguns quilômetros a mais, e um desses problemas está relacionado à sua própria sobrevivência.



Ainda de acordo com Ildeu Maia, a determinação do limite não fica somente na questão dos quarenta quilômetros.



- As decisão é ainda mais ignorante, já que existiria enorme preocupação com o desgaste das viaturas, com o consumo de combustível e outros detalhes que colocam em segundo plano a vida humana.



Ele informa que, além do limite dos 40km, as viaturas do Samu só podem percorrer estradas asfaltadas.



- Se um cidadão estiver passando mal numa comunidade rural, onde se chega somente por estrada de terra, ele morrerá por falta de assistência médica? Isso é um absurdo. Não dá para entender tal medida.



AJUDA DE TERCEIROS



Ildeu Maia observa ainda que, no caso de uma pessoa que se encontrar fora da área de ação do Samu precisar de assistência médica, ele terá, primeiro, que recorrer a policia militar, ou a terceiros, para que estes o levem até onde a ambulância pode chegar.



- O povo corre risco de morte. Precisamos rever essa questão – reitera o parlamentar, que buscará contato com os responsáveis pelo setor para tentar aumentar a distância a ser percorrida pelas ambulâncias.



- Seja essa distância percorrida através de estradas asfaltadas ou não. Mais importante é a vida do cidadão.



Ildeu Maia conta que as determinações dadas ao Samu estão deixando as pessoas na zona rural apreensivas, já que na maioria das comunidades não existe atendimento médico.



ACIDENTADOS



O vereador lembra que, dias atrás, dois motoqueiros se envolveram em um grave acidente na região de Santa Rosa de Lima e passaram por momentos de verdadeira agonia.



- Os motoqueiros ficaram bastante feridos, sentindo muitas dores e pedindo por socorro. Imediatamente as pessoas que presenciaram o acidente acionaram o Samu, para que eles tivessem atendimento médico. Não tiveram.






Os atendimentos do SAMU são feitos em um percurso determinado



De acordo com o vereador, o Samu teria alegado que os feridos se encontravam foram da área de ação dos 40km e por isso teriam que se virar.



- Eles estavam a 45km do limite imposto, apenas cinco quilômetros a mais que o estipulado – conta o vereador, acrescentando que os feridos acabaram sendo levados a um hospital pelas próprias pessoas que tentaram agilizar os serviços do Samu.



Ildeu Maia entende que o Samu deve atender a todo o município e não somente parte dele porque a vida das pessoas vale muito.



- Essa é uma determinação que não pode perdurar. Tem de ser revogada. Não vamos permitir que continuem negligenciando com a vida humana. Não pode ser por causa de um, dois, três quilômetros, ou mais, que o Samu deixará o cidadão à mercê da própria sorte, de frente pra morte – encerra o vereador.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por