Edmilson Guimarães
Colaboração para O NORTE
O prefeito Tadeu Leite - PMDB enviou à câmara municipal o projeto de lei 004, de 16 de março, acabando com a Transmontes - Empresa municipal de transportes e trânsito de Montes Claros e instituindo em seu lugar a MCTrans - Empresa municipal de planejamento, gestão e educação em trânsito e transporte de Montes Claros. Acabar com a Transmultas – como a Transmontes foi apelidada pela população na administração anterior – foi uma promessa de campanha do chefe do executivo, como forma de colocar fim à indústria de multas instituída no município.
(foto: XU MEDEIROS)
A Transmontes sempre foi conhecida como a
indústria da multa.
A nova empresa municipal estará apta a operar tão logo o projeto de lei seja aprovado pela câmara municipal, o que deve acontecer brevemente, tendo em vista a relevância da matéria para a população montes-clarense. São suas atribuições: planejar, supervisionar, organizar, dirigir, coordenar, executar e acompanhar as atividades de disciplina e normatização do trânsito e transportes no município, afetas à administração pública municipal.
Sebastião Vieira, procurador-geral do município, explicou que por orientação do prefeito, a MCTrans nasce com a missão de planejar e gerir tendo sempre em vista a educação:
- Planejamento e gestão não podem estar dissociados da educação para o trânsito. Daí porque a empresa, fundamentalmente, planejará e executará projetos e programas de educação e prevenção, com vistas a humanizar o trânsito de Montes Claros.