A usina de biodiesel em Montes Claros começará a funcionar em caráter experimental no primeiro semestre de 2008. O anúncio foi feito pelo representante da Petrobrás, Janser Freire Santana, durante audiência da comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembléia Legislativa, que aconteceu ontem, 27, em Montes Claros.
A usina será inaugurada no dia 18 de fevereiro do próximo ano. A previsão é que a unidade produza 57 bilhões de litros por ano.
No Norte de Minas existem cerca de 47 mil propriedades de agricultura familiar, o que totaliza 1,8 milhão de hectares em 93 municípios, segundo a Petrobrás. Municípios que seriam os potenciais produtores da matéria-prima para alimentar a usina de biodiesel.
Entretanto, para o vereador Guila Ramos, PR, apesar da região ter propriedades capazes de produzir a matéria prima, num primeiro momento, os agricultores não serão privilegiados, pois a produção ainda será pouca para atender a demanda da usina.
Os deputados Vanderlei Jangrossi (PP), Carlos Pimenta (PDT) e Padre João (PT) também participaram da audiência em Montes Claros.