Eleições 2022

Urnas equipadas e auditadas para o 2º turno em MOC

Equipamentos de outras cidades da região também passaram por testes no TRE

Leonardo Queiroz
Publicado em 26/10/2022 às 22:21.
 (Leonardo Queiroz)

(Leonardo Queiroz)

Montes Claros e região estão prontas para o segundo turno das eleições presidenciais. As 933 urnas eletrônicas de MOC e as mais de mil das cidades que compõe a região receberam cargas e lacres entre os dias 21 a 24 no cartório da 184ª Zona Eleitoral do TRE.

A audiência contou com a presença de representantes da OAB, Ministério Público Eleitoral, das polícias Federal e Militar e de representantes departidos políticos – Cidadania e PL.  Foi realizada a impressão de hash com o código homologado do TSE, verificação de fotos dos candidatos e simulação de votação, com impressão de zerésima, digitação de alguns votos, encerramento da votação, impressão de boletim de urna e conferência do resultado. 

O juiz da 184ª Zona Eleitoral, Bruno Sena Carmona, explica como foi feito o procedimento. 

“Propus que duas urnas eletrônicas fossem auditadas e que a simulação da votação fosse feita com no mínimo oito votos e de modo que em uma urna fossem digitados mais votos para um candidato e na outra mais para o outro. Assim ocorreu com a primeira votação: o boletim de urna impresso atestou oito votos, que corresponderam exatamente aos votos digitados na presença de todos: cinco foram para um candidato,três para o outro”, conta. 

“O importante foi a transparência da auditoria, que mais uma vez reflete a lisura, segurança e eficiência da urna eletrônica e consequentemente da apuração e totalização, ja que o resultado de cada urna que é transmitido para o TSE é exatamente o que consta do respectivo boletim, impresso ao final da votação’, finaliza o juiz. 
 
SEGURANÇA TOTAL
“Os participantes da carga oficial das urnas para os segundo turno das eleições em Montes Claros entre os dias 21 a 24 tiveram a oportunidade de visualizar as fotos dos candidatos que concorrem ao segundo turno e ainda, forçada a votação, puderam verificar a integridade do funcionamento das urnas e integridade dos sistemas eleitorais”, informa a chefe da 184ª Zona Eleitoral da cidade, Helen Guimarães da Silveira.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por