Vanelle Oliveira
Repórter
A manhã desta segunda-feira, 06/12, na Unimontes, foi marcada pelo ato solene de início da gestão 2010/2014. O novo reitor João dos Reis Canela e a nova vice-reitora, Maria Ivete Soares de Almeida, tomaram posse numa cerimônia que teve a presença de alunos, professores, servidores, autoridades civis e militares e convidados. O professor João Canela substitui o ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida, que esteve à frente da universidade por oito anos nas gestões de 2002/2006 e 2006/2010.
O novo reitor João dos Reis Canela e a nova vice-reitora, Maria Ivete Soares de Almeida, tomaram posse na manhã desta segunda-feira, 06
Representando o governador Anastasia, a secretária de Estado de desenvolvimento dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas, Elbe Brandão, disse sentir orgulho em participar da cerimônia.
- Eu, que vivo a realidade acadêmica da Unimontes há 27 anos, sinto-me honrada em representar, no dia de hoje, nosso governador que também é um homem ligado à educação. Nesta ocasião, o governador Anastasia dá posse ao fruto de um processo democrático com a maioria de aprovação da academia. Tenho absoluta certeza de que a Unimontes será palco de grandes vitórias nesta atual gestão, afirma.
NOVOS DIRIGENTES
Durante a solenidade em que passou o título de Magnífico reitor a seu ex-vice reitor, Paulo César Gonlçaves, agora ex-reitor, informou que muitos foram os avanços alcançados nos últimos anos pela universidade. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer à comunidade acadêmica pela colaboração dedicada nos oito anos em que esteve à frente da Unimontes.
- Nada fiz sozinho, fizemos em equipe. Fui reitor, fui reeleito e agora conseguimos, com muita sorte, eleger o novo reitor e vice-reitora. A vitória de João Canela representa uma avaliação positiva da nossa gestão. As conquistas foram inúmeras e tudo isso graças à união da sociedade acadêmica, da classe política e governo de Minas Gerais, nas pessoas do ex-governador e senador eleito, Aécio Neves e do atual governador Anastasia que muito fizeram pelo bem de nossa universidade.
Emocionado, Paulo César disse, também, ter ciência da competência dos dirigentes que o substituirão.
- É difícil abafar a saudade, mas sei que o professor João Canela e a professora Maria Ivete estão aptos para cumprir tudo aquilo que a Unimontes exigir. E caminharão com retidão, continuando a fazer o futuro tornar-se presente, encerra.
DESAFIOS
Os novos dirigentes da Unimontes, professor João Canela e a professora Maria Ivete venceram as eleições realizadas no dia 04 de novembro, com 61,1% dos votos. Em 25 de novembro foram nomeados pelo governador Antônio Anastasia.
Empossada vice-reitora da Unimontes, a professora Maria Ivete explica que a universidade está passando por um momento importante e que pretende dar continuidade aos bons projetos deixados pela gestão anterior e inovar na criação de alternativas que visem contemplar a pesquisa, ciência e tecnologia.
- Com o professor João Canela, prometo responsabilizar-me para garantir a continuidade do brilhante trabalho do professor Paulo César. Espero que juntos possamos fazer da Unimontes uma das maiores universidades do Brasil, investindo, cada vez mais, na ciência, tecnologia e inovação, promete.
Em seu discurso de posse, o atual reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, afirma que a valorização do profissional será uma de suas principais preocupações nos próximos anos. O recém-empossado pediu, a exemplo de seu antecessor, Paulo César Gonçalves de Almeida, o apoio de todos, principalmente dos políticos para que a universidade caminhe nos trilhos do desenvolvimento.
- Sabemos que estamos no caminho certo, portanto, peço novamente a ajuda de nossos deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores da região que nos ajudem a continuar investindo na pesquisa e na educação superior, finaliza.