Eduardo Brasil
Repórter*
O potencial turístico do Norte de Minas, capaz de atrair visitantes de todas as partes do Estado e do país esteve em pauta nesta semana. A iniciativa foi da Amams – Associação dos municípios da área mineira da Sudene, que reuniu na manhã dessa terça-feira 15, em sua sede, representantes dos circuitos da Serra do Cabral, Serra Geral (Serratur), Velho Chico, Lago de Irapé, Guimarães Rosa e do recém-criado Sertão Gerais para anunciar a criação do seu Departamento de Turismo.
José Barbosa Filho, Zinga, presidente da Amams, diz que uma das metas do departamento é realizar levantamentos dos parques estaduais e federais da região, visando à divulgação do turismo de cada circuito, além de somar forças para promovê-los.
- Precisamos fortalecer o empreendedorismo regional e a cultura do turismo. Os municípios irão trabalhar de forma integrada visando à divulgação conjunta dos pontos turísticos - ressaltou.
CALENDÁRIO TURÍSTICO
A criação do Departamento de Turismo será fundamental para a criação de um calendário turístico regional dos seis circuitos com os principais eventos de cada cidade.
- Assim, um município será parceiro dos outros na divulgação dos eventos – completa Zinga.
Outros parceiros apontados como fundamentais para que o novo departamento tenha êxito são a Sedvan/Idene, Setur, Sebrae, Ciammesf e Consórcio União Geral.
Na próxima terça-feira, às 8 horas, na sala da presidência da Amams, durante café da manhã, será apresentada à imprensa a nova coordenadoria, e como o Departamento de Turismo atuará junto aos seis circuitos turísticos.
Ainda durante a reunião ficou acertado que os seis circuitos turísticos participarão da 13ª edição da Fenics - Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros, no período de 6 a 10 de agosto.
- Eles estarão presentes com estandes expositores dos potenciais turísticos do circuito, degustações de comidas e bebidas típicas, além de artesanatos, vídeos, palestras e apresentações culturais – adianta o presidente da entidade. (*Com Amams)