Logotipo O Norte
Sexta-Feira,12 de Setembro

TSE lacra urnas eletrônicas para o segundo turno

Jornal O Norte
Publicado em 15/10/2008 às 09:30.Atualizado em 15/11/2021 às 07:46.

A Secretaria de Tecnologia da Informação, do Tribunal Superior Eleitoral fez, nesta terça-feira 14, um novo procedimento para lacrar os sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas que serão utilizadas no próximo dia 26, durante o segundo turno das eleições municipais.



O procedimento consiste na assinatura digital dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas, acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo ministério público federal e por representantes dos partidos políticos. Os sistemas são apresentados, testados e depois ocorre a assinatura digital.



DVD



Em seguida, eles são reunidos em mídias de DVD e seguem para os Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado que vão instalar nas urnas eletrônicas dos municípios que terão segundo turno.



Esse trabalho ocorreu no primeiro turno das eleições. De acordo com informações da STI, o sistema é tão seguro que qualquer alteração exige uma nova assinatura digital e novo lacre.



Essa nova instalação é necessária porque para o segundo turno não haverá eleições para vereador. Além disso, é preciso adaptar os relatórios para a totalização, indicar no programa a data da eleição e também programar as urnas para o horário de verão.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por