TSE finaliza assinatura digital dos programas para as eleições

Jornal O Norte
Publicado em 12/09/2008 às 15:18.Atualizado em 15/11/2021 às 07:43.

Da Ascom/TSE



Nessa sexta-feira, 12, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, participou do encerramento da cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas a serem utilizados nas eleições de 2008. A primeira parte do processo ocorreu no dia 8 de setembro com a abertura do evento.



A cerimônia encerra uma fase do trabalho que começou em 2007 com a adaptação das urnas para o sistema operacional Linux. Antes, quando era utilizado o sistema Windows CE, era preciso fazer apenas a atualização dos novos dados, mas com a adoção de um novo sistema, o trabalho teve que ser feito a partir do início.



A equipe da secretaria de Tecnologia da Informação (STI) explica que o sistema só funciona nas máquinas da Justiça Eleitoral e para isso ocorre o que chamam de empacotamento e instalação segura das informações. A partir desse momento, os dados seguirão do TSE para os Tribunais Regionais, que vão fazer a instalação e conferir se os dados batem com aquela assinatura feita pelos técnicos.



O sistema eleitoral desenvolvido pelo TSE é formado por vários outros sistemas, sendo que cada um tem um responsável técnico por ele. Cada responsável precisa assinar para atestar a autenticidade do sistema. Funciona como um quebra cabeças com várias peças que serão unidas no momento que precede a assinatura digital. De acordo com a STI, ninguém conhece o todo desse sistema, o que inviabiliza a possibilidade de fraude.



Desde abril deste ano os partidos políticos fazem um acompanhamento do processo para conhecer mais sobre o sistema e entender como ele funciona. O Partido dos Trabalhadores (PT), por exemplo, enviou três técnicos que acompanharam cada passo do desenvolvimento com uma análise detalhada de cada fase. Os outros partidos que vieram conhecer o sistema foram o PP, PR, PDT, PSDB, PTB e PV.



ARQUIVO



Um DVD com todos os sistemas foi lacrado e colocado dentro de uma caixa na sala cofre do TSE, onde permanecerá arquivado. Esse DVD só será utilizado novamente caso algum município solicite comprovação ou levante suspeita sobre os softwares utilizados nas eleições. A comprovação da lisura das eleições poderá ser feita por meio dessa mídia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por