A campanha Eleições Limpas 2008 realizou 1.469 audiências públicas antes do primeiro turno. A informação foi dada durante a cerimônia de entrega dos prêmios para vencedores do concurso Eleições Limpas de redação 2008, ontem, em Brasília. A campanha ocorre através de parceria entre o TSE - Tribunal Superior Eleitoral e a AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros.
O concurso teve a participação de alunos da escola pública de ensino fundamental melhor qualificada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em cada estado e no Distrito Federal.
Bruna Santos, do 6º ano do Colégio Militar de Salvador, e Ana Beatriz de Araújo Cerqueira, 13, do 8º ano e Matheus Lemos Dantas, 14, ambos do Colégio Militar de Campo Grande (MS) receberam certificados e um microcomputador cada uma.
O presidente do TSE fez questão de elogiar o juiz Marlon Jacinto Reis, idealizador das audiências públicas, e ressaltar a importância desse trabalho.
- A audiência é um instrumento de trabalho do poder judiciário, renovado, um judiciário que mais e mais se aproxima da coletividade.
FILTRAGEM
Ainda de acordo com o ministro, a única forma de melhorar a vida brasileira é fazendo do voto um verdadeiro filtro, pelo qual somente devem passar os candidatos mais éticos.
- Os mais democráticos, mais preparados tecnicamente, mais devotados à causa pública - ressaltou.
O ministro lembrou do sucesso da campanha e elogiou a AMB. Por meio da campanha, salientou o presidente do TSE, a AMB permitiu o processo de aproximação do judiciário com a comunidade.
- Valendo-se desse instrumento de democracia direta, que é a audiência pública.
Valadares lembrou que este é o segundo ano que se realiza a campanha Eleições Limpas, mas que é primeira em que aconteceram as audiências públicas. Em referência ao grande número de audiências realizadas, Mozart ressaltou a importância da participação do TSE.
- Esse sucesso só foi possível graças ao incentivo, graças ao apoio incondicional do ministro Carlos Ayres Britto. Se o TSE não tivesse abraçado essa idéia, eu tenho dúvida se nós conseguiríamos o sucesso que alcançamos.
Mozart Valadares revelou que a idéia da Associação é trabalhar para que a campanha Eleições Limpas se torne permanente, e não aconteça só em ano eleitoral.
- Vamos desenvolver um trabalho de conscientização da sociedade brasileira, para fiscalizar e acompanhar o desempenho no exercício do mandato dos candidatos eleitos - disse.