Transporte escolar: deputado norte-mineiro cobra mais verba para o setor
O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) solicitou à secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos, a liberação de reforço financeiro para o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino de todos os municípios das regiões Norte, Jequitinhonha, Mucuri, e Central do Estado
O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) solicitou à secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos, a liberação de reforço financeiro para o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino de todos os municípios das regiões Norte, Jequitinhonha, Mucuri, e Central do Estado.
De acordo com o parlamentar, nessas regiões estão localizadas cidades com grande extensão territorial, as quais demandam inúmeros investimentos, no entanto, elas passam por dificuldades para cobrir os custos excedentes para o transporte escolar.
Para o Deputado, é fundamental que o Estado considere, para o repasse de verbas, a dimensão territorial e a situação das estradas dos municípios.
- Muitas estradas ainda são de terra, o que aumenta consideravelmente os custos da manutenção e o gasto com combustível, que está cada vez mais elevado. Tudo isso torna o quilômetro rodado mais caro, explicou.
Ainda segundo Arlen Santiago, sem o repasse devido, as prefeituras não conseguem realizar o transporte de maneira adequada.
- Os recursos para o transporte escolar são de grande valia, especialmente, para aqueles estudantes residentes em regiões distantes das escolas, e que dependem diariamente do veículo. O transporte facilita a locomoção desses alunos, os quais sentem-se mais motivados a estudar e aprender, uma vez que as dificuldades de acesso à escola diminuem, deixando-os menos cansados. Além disso, um transporte escolar de qualidade contribui também para diminuir o índice de evasão escolar nas comunidades, observou.