Vanelle Oliveira
Repórter
Tomou posse na manhã de ontem a nova diretoria da Amams - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene. O presidente reeleito, Valmir Morais, foi empossado em cerimônia administrativa para representar a associação no biênio 2011/2012.
Valmir afirmou que não existem divergências entre os dois grupos que participaram do pleito
Na oportunidade, o presidente e a secretária executiva da Amams, Beatriz Morais, apresentaram a prestação de contas referente aos últimos dois anos de Valmir à frente da associação, que representa junto aos governos estadual e federal os interesses de 92 municípios da região.
Valmir Morais disse que durante seu último mandato nos anos de 2009/2010, cometeu alguns erros, mas para o presidente, o maior deles foi "trabalhar muito e mostrar pouco". Ele disse ainda que nunca houve desvio de dinheiro da Amams.
- Infelizmente a entidade devia muito e não recebia pouco, mas com muito trabalho e esforço conseguimos melhorar a situação - explica.
Durante sua breve fala, Morais também citou a recente disputa para a presidência da entidade e reiterou que não existem divergências entre os dois grupos que participaram do pleito.
- Antes da eleição, eu e o Reinaldo, que por sinal é muito meu amigo, conversamos e decidimos que independentemente de quem ganhasse a presidência, o lado oponente continuaria dando o apoio que sempre deu para que a Amams continue crescendo - afirma.
TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Beatriz Morais, secretária executiva da Amams, lembrou que a entidade dispõe de uma equipe e de vários departamentos para prestar serviços para as cidades associadas.
- Avançamos muito, mas ainda temos condições de fazer mais pelos municípios da região. São 10 os departamentos que conseguem viabilizar aos municípios consultoria e prestação de serviços nas áreas de engenharia e arquitetura, assistência social, cultura, projetos e convênios, turismo, comunicação social, patrulha mecanizada, jurídico e contabilidade e defesa civil - diz, ao analisar os últimos anos da associação.
A secretária explica que como 80% dos municípios associados à entidade são de pequeno porte, a maioria deles não teria condições de elaborar projetos que beneficiem as comunidades como ampliação de escolas, reforma de hospitais e melhoria da infraestrutura das cidades.
- Todo mundo sabe que um projeto bem elaborado e com a documentação correta significa recursos chegando para o município e a Amams possibilitou que quase todas as cidades filiadas conseguissem benefícios dos governos estadual e federal.
DIA DOS GERAES
Uma das bandeiras que a Amams levantou nos últimos anos é para que a cidade de Matias Cardoso, localizada na região Norte de Minas, seja reconhecida oficialmente pelo governo estadual como o primeiro povoado do estado.
Matias Cardoso tem a primeira igreja de Minas Gerais, que já foi reconhecida pelo governo e agora divide com Mariana, localizada na região central, a condição de primeira cidade mineira.
- Temos que nos unir e mostrar representatividade para que todo o estado veja que a região Norte sempre foi o divisor de águas para o desenvolvimento de Minas. Estamos articulando e solicitando apoio dos deputados estaduais para a criação da PEC, proposta de emenda constitucional do estado, a fim de instituir, em todo dia 08 de dezembro -finaliza.
GOVERNO DE MINAS EM MOC
A solenidade festiva de posse, prevista para acontecer em no mês de março (data ainda não divulgada) terá a presença do governador Antonio Anastasia e vários secretários de estado. Ocasião em que a Amams espera que o governo de Minas Gerais seja transferido, simbolicamente, para Montes Claros e que sejam anunciadas inúmeras benfeitorias para a região.