Tesouro defende reforma estrutural dos estados

_

Jornal O Norte
Publicado em 29/09/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:13.

A secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, defendeu uma reforma estrutural dos estados para combater a atual crise econômica. Ela acredita que a renegociação, perdão de dívida ou outro tipo de ajuda financeira eventual não solucionarão o problema dos estados.



- A crise dos estados é sim uma crise estrutural. Precisamos mudar a vertente que a maioria dos governadores tem empreendido no sentido de buscar alívio temporário. Não tem alívio, não tem condições, nosso trabalho é de convencer esse conjunto de governadores, de gestores estaduais, de pessoas que têm influência no governo estadual, que nós precisamos, sim, de muita convergência em uma agenda estrutural.



GASTOS
Segundo Ana Paula, entre 2009 e 2015, o crescimento dos gastos dos Estados para cobrir o déficit com inativos aumentou 64%. Entre 2007 e 2014, teria havido um novo ciclo de endividamento nos estados.



O aumento real de 21% da dívida com a União a partir de 2009 se deu, segundo dados divulgados por Ana Paula, pela concessão acelerada de novas operações de crédito garantidas pelo governo federal, em especial com bancos oficiais e organismos multilaterais. De acordo com a secretária, o aumento do endividamento não levou ao aumento no investimento.


Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por