Política

Tadeuzinho assume comando da ALMG

Presidente faz menção ao Norte de Minas em discurso

Márcia Vieira
Publicado em 01/02/2023 às 22:51.
 (MAURÍCIO VIEIRA/HOJE EM DIA)

(MAURÍCIO VIEIRA/HOJE EM DIA)

Luiz Tadeu Martins Leite (MDB) é o novo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais ( ALMG). É o terceiro mais jovem da história da Casa a assumir o cargo. A eleição de Tadeuzinho, como é conhecido, foi confirmada após ele receber 75 votos – não houve brancos. 

Empossado pelo decano dr. Maurício, Tadeuzinho conduziu a primeira reunião do Parlamento dando posse aos demais membros da Mesa Diretora. E citou sua base política.

“Peço licença para mencionar que meu berço tem raízes nos gerais, no meu querido Norte de Minas, que agora, após 50 anos, volta a ter um representante na presidência desta casa. Minha história na vida pública e experiências no Parlamento me possibilitaram vivenciar e conhecer as demandas de todas as regiões, mas são os caminhos do Norte que percorro desde a tenra idade”, disse Tadeuzinho, durante discurso. 

Na primeira entrevista após o resultado, o novo presidente destacou o diálogo como principal ferramenta da sua gestão. E que, por ele, irá conduzir decisões, considerando toda representação da casa em suas diversas regiões. 

Questionado sobre a relação com o Governo e pautas colocadas como imprescindíveis pelo governador Romeu Zema (Novo) – como adesão ao regime de recuperação fiscal, privatizações e outras –, o parlamentar reiterou que tudo passará pelo entendimento em favor dos interesses do povo. 

E que, a partir da formação dos blocos e comissões, dará prosseguimento às conversas e tramitação de projetos. 

“Votamos diversos projetos, outros estão por votar e não tenho dúvidas que essa casa legislativa é o local para que o diálogo e a construção aconteça”, afirmou.
 
POLÍTICA NO SANGUE
Nascido em berço político, Tadeuzinho viu o pai, Luiz Tadeu Leite, ser prefeito da cidade por três mandatos, deputado estadual, deputado federal e secretário de Estado. 

Desde sempre acompanhou o pai na caminhada política, mas construiu espaço próprio dentro do ninho emedebista. 

Herdou os eleitores do pai e conquistou novos. Saltou de 72.267 para 96.862 votos na última eleição e garantiu lugar entre os 10 mais votados do Estado.
 
CURRÍCULO
Formado em gestão pública, foi eleito deputado pela primeira vez em 2011, aos 23 anos de idade – então, o deputado mais jovem do Estado. Em 2015 assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana.  Coordenou a Força Tarefa criada pelo Governo de Minas para avaliar as consequências da tragédia de Mariana e reativou o processo de regularização fundiária urbana no Estado. 

Na 18ª Legislatura, foi líder da Maioria e fez parte do Bloco Minas Melhor, composto de 33 deputados. Presidiu a Comissão Extraordinária de Acerto de Contas entre Minas e a União, foi vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça entre outras comissões. 

Foi, também, coordenador da “Bancada do Norte”, grupo que reunia sete deputados com domicílio eleitoral na cidade e região: Arlen Santiago, Carlos Pimenta, Gil Pereira, José Reis, Leninha e Virgílio Guimarães. 

Eleito em chapa única, a partir de articulação que uniu partidos e correntes políticas de ideologias distintas, Tadeuzinho tem o diálogo como marca – característica reconhecida por seus pares.  

Inicialmente houve a tentativa do governador Zema de emplacar um candidato. Após desistência, Tadeuzinho tornou-se o candidato único – e com a benção do governador. 

A Mesa Diretora da ALMG, conta com sete cargos: presidente, 1°, 2° e 3° vice-presidentes, 1°, 2°e 3° secretários. A eleição ocorreu logo após a posse dos eleitos
 
RENOVAÇÃO
O Índice de renovação na ALMG é o menor dos últimos 20 anos. Entre os 77 deputados, 25 estão no primeiro mandato. Os mais antigos são Alencar da Silveira e Gil Pereira, ambos com oito mandatos.  

É, também, a maior bancada feminina da história do Legislativo, com 15 deputadas.  
 
MAIS MOC 
A deputada montes-clarense Leninha, do PT, foi eleita como primeira vice-presidente da assembleia. Desse modo, Montes Claros entra para a história com representação dupla no comando do Legislativo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por