A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais aprovou nesta quinta-feira, 9 de março, requerimento do deputado Luiz Tadeu Leite - PMDB, em atendimento à sugestão de lideranças da Maçonaria de Montes Claros, para que seja oficiado ao Comandante Geral da polícia militar de Minas Gerais, Cel. PM Hélio dos Santos Júnior, pedido de estudos para criação de um Batalhão da polícia militar de Minas Gerais para atender às demais cidades que, à exceção de Montes Claros, são hoje atendidas pelo 10° Batalhão de Polícia. Com a medida, o 10ºBPM passará a atender apenas a cidade de Montes Claros.
Segundo o parlamentar, o requerimento foi em função de que atualmente dezenas de cidades da região do Norte de Minas estão na abrangência do 10° Batalhão de Polícia, o que forçosamente exige que as atenções sejam distribuídas para todas as cidades sob sua jurisdição.
RANKING DA VIOLÊNCIA
Segundo Tadeu Leite, os índices de violência na cidade de Montes Claros cresceram a tal ponto nos últimos anos que, do 11° a cidade subiu para o 4° lugar, situando-se, por conseguinte, entre as quatro cidades mais violentas do estado, o que está colocando em polvorosa toda a sua população.
Para reforçar o seu pedido o deputado entregou pessoalmente ao governador Aécio Neves ofício no mesmo sentido, tendo o chefe do executivo mineiro se comprometido em encaminhar o pleito ao comandante da polícia militar.