Logotipo O Norte
Segunda-Feira,15 de Setembro

Surge nova liderança política em Januária

A decisão do médico Marcelo Felix, em Januária,de se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e se declarar pré-candidato a prefeito da cidade tem provocado grande movimentação na política de Januária

Jornal O Norte
Publicado em 19/04/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 15:58.

POR FERNANDO JÚNIOR










Foto: Jorge Willian

Marcelo Felix em reunião na Associação de Pescadores da Comunidade Croata

 

A decisão do médico Marcelo Felix, em Januária,de se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e se declarar pré-candidato a prefeito da cidade tem provocado grande movimentação na política de Januária. A coordenação do PSB na região do Norte de Minas está sendo feita para fortalecer o partido e eleger o maior número de candidatos possíveis, tanto a prefeito quanto de vereadores.

A preocupação é causada pelo fato que todos os nomes já colocados na cidade como pré-candidatos a prefeito já foram candidatos em outras eleições ou já comandaram o município. A presença de um nome novo e, principalmente, por já possuir um trabalho social de longa data na cidade sem pretensões políticas é o que provocou toda esta preocupação por parte das lideranças dos considerados como, tradicionais candidatos em diversos pleitos anteriores.

Marcelo Felix, médico psiquiatra, após manifestar o interesse em se candidatar sofreu seu primeiro embate, foi demitido do Centro de Atenção Psicossocial (CAPES) da cidade, órgão do município que atende pessoas com transtornos mentais e problemas com álcool e drogas, unidade que ainda permanece sem psiquiatra. O médico tem sido apontado como um dos principais nomes da oposição para fazer frente ao candidato apoiado pelo atual prefeito Manoel Jorge de Castro (PT), pois informações vindas de dentro do grupo político dão como certo que Castro não será candidato à reeleição, entretanto o que somente será confirmado em julho, período de registro de candidaturas.

Na outra ponta da oposição está o ex-prefeito Maurílio Arruda (PTN), que teve a chance de se filiar ao PMDB, a convite das lideranças do partido e se recusou o que lhe pode custar a eleição, o partido tem o maior tempo de televisão, sendo uma sigla desejada por todos. Arruda, que esteve recentemente em prisão domiciliar acusado de desvio de verbas públicas, vem de uma longa batalha judicial para provar sua inocência nesses processos ajuizados pelo Ministério Público. Garante alguns de seus aliados que terá a liberação da justiça para ser candidato.

A partir da desistência de Arruda de se filiar no PMDB, algumas lideranças do partido declinaram sua vontade em conversar com Marcelo Felix para uma eventual composição dos partidos, o que somariam um bom tempo de televisão e a maior chapa de candidatos a vereador, com os partidos PSB, PMDB, PP, PDT e PSL.

Outro candidato que tem sido apontado como de oposição é Fábio Lima (PSDB) filho do ex-prefeito João Lima, que não está conseguindo colocar sua candidatura para decolar, uma vez que não tem conseguido apoio de lideranças locais. A esperança de Lima é uma união com o atual prefeito para apoio de seu projeto político. O que não tem sido visto com bons olhos pela população, pois une dois grupos historicamente rivais.

Já o PCdoB deverá lançar o servidor público Manoel Ricardo criador do site SOS Januária e a Rede de Sustentabilidade deverá lançar o Professor Luiz Carlos Ferreira juntamente com o vereador Pedro Osório (PPL).

Nos bastidores da política, o embate político já começou, porém se oficializará e consequentemente se acirrará a partir de julho, momento em que serão conhecidos os candidatos oficiais de cada grupo e cada partido.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por