Superintendência da Codevasf pleiteia retomada de programas em Minas

_

Jornal O Norte
Publicado em 30/07/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:08.

O superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Minas Gerais, Aldimar Rodrigues Filho, esteve, na semana passada, na sede da Companhia em Brasília/DF, participando de uma reunião técnica, onde foram discutidas as ações, pendências e perspectivas visando estabelecer prioridades e encaminhamentos para os exercícios de 2016 e 2017.

Participaram desse encontro a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino; a ministra interina da Integração nacional, Emília Curi; diretores e todos os superintendentes regionais da Codevasf e o chefe de gabinete da Companhia em Minas, o engenheiro agrônomo Fernando Britto.

Durante o encontro, Aldimar Rodrigues Filho fez uma explanação da necessidade de retomar as execuções de várias obras no estado de Minas Gerais, e imediata alocação de recursos financeiros para essa finalidade.

Durante a sua exposição, o dirigente mineiro da Codevasf mostrou a situação atual do trabalho de combate à seca desenvolvido em Minas, através do programa de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, que leva água para consumo humano diretamente às casas de famílias que moram no meio rural, ação esta de baixo custo financeiro, mas alto investimento social. Também foram citadas as obras, ainda em fase de execução, de saneamento básico, dentro do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco.

A aceleração na retomada de execução do Projeto Jequitaí foi outra ação citada pelo superintendente, como de necessidade imediata, devido ao seu grande alcance social e econômico para o estado de Minas Gerais.

PERÍMETROS DE IRRIGAÇÃO
Os três perímetros públicos irrigados implantados pela Codevasf no Estado de Minas também receberam tratamento especial. Para o Perímetro de Irrigação Gorutuba, Aldimar Filho solicitou o empenho de toda a direção central da Codevasf e do Ministério da Integração Nacional, no sentido da retomada imediata das obras de recuperação do canal principal e a transformação dos demais canais abertos por tubulação, incluindo a automação daquele perímetro que irriga 4.800 hectares, beneficiando 426 pequenos produtores.

Ainda para o perímetro Gorutuba foram solicitados, em caráter de urgência, recursos para recuperação de tomada de água da barragem Bico da Pedra, visando a normalidade de fornecimento de água ao perímetro.  Essa obra, segundo técnicos da Companhia, já está em torno de 35% concluída.

Para o perímetro Jaíba, foram solicitados recursos para custear o desassoreamento do canal de chamada EB-1, prejudicado pelo baixo nível da água do rio São Francisco, diante das longas estiagens que assolam toda a região do semiárido mineiro. A mesma solicitação foi feita para a melhoria da captação de água do rio São Francisco para o perímetro Pirapora.

Sensíveis às situações expostas pelo superintendente mineiro, a presidente Kênia Marcelino e a ministra interina do MI, Emília Curi, afirmaram que vão envidar todos os esforços para conseguir a liberação dos recursos necessários para atendimento ao pleito, se possível, ainda este ano.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por