Samuel Nunes
Repórter
Servidores efetivos do município estiveram reunidos na noite da última quinta-feira, 19, na sede do Sindicato da categoria, oportunidade em que discutiram o momento porque passam os servidores que tiveram vários benefícios cortados. Servidores de vários setores da prefeitura marcaram presença, educação, saúde, vigilantes, limpeza e parte administrativa.
A pauta da reunião tratou de alguns assuntos, como por exemplo, a recuperação dos direitos, a data-base e encaminhamentos que podem ser feitos no sentido de avançar nas propostas. Foi discutida também a organização do sindicato, tendo como uma das propostas a ampliação e participação de todos os servidores, isto de forma efetiva.
Outro tema tratado por ocasião da reunião diz respeito à realização de um congresso marcado para acontecer no mês de maio, este objetiva a aprovação de uma nova diretoria para o sindicato dos servidores públicos do município que deve ser ampliada.
EDUCAÇÃO
Servidores da educação contestaram no encontro a questão do pó de giz, que foi algo conquistado há 12 anos, sendo portanto direito adquirido.
Sobre o plano Decenal, eles também questionam algumas questões, tendo em vista que servidores da educação do estado o valor pago é de 20% sobre a pós-graduação, enquanto no município o valor pago é de 10%.
- No município em um espaço de 10 anos, a servidora não pode tirar licença, o que é algo praticamente impossível, para não dizer um absurdo. Ou seja, as férias prêmio que é um direito lhe é negado. O professor investe na capacitação e o que temos de retorno? Um absurdo como este, desabafa uma professora.
Outra proposta dos servidores da educação, especificamente os professores, é elevar o piso salarial para R$ 950,00.
COMISSÃO
Durante a reunião que teve mais de duas horas de duração, foi formada uma comissão de servidores que tem como objetivo dá uma resposta ao sindicato em termos de produção de reivindicações em prol da categoria. Walmore Edi revela que no próximo dia 02 de abril, acontece reunião para aprovar a data-base da categoria.
Os servidores estarão reunidos e a categoria discutirá em seu setor de atuação dentro do município a pauta de negociação.
Afirma que se não tiver a volta dos direitos cortados já na próxima folha de pagamento, acontece manifestação por ocasião da vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião deliberativa da Sudene no próximo dia 06 de abril em Montes Claros.
- O servidor quer negociar os convênios entre os servidores e fornecedores de serviços e mercadorias com o sindicato sem arbitrariedade de impor cartões de compras na prefeitura e manter o servidor no cargo que é dele por mérito, para não caracterizar perseguição - conclui Walmore Edi, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais.
SECRETARIAS
De acordo com o presidente do sindicato Walmore Edi, outra relevante proposta que será levada à administração municipal é a criação de duas secretarias: Previdência e Economia Solidária, esta última teria como finalidade cuidar do crédito dos servidores e ainda questões envolvendo convênios. O sindicalista denominou como estratégica e maliciosa a retirada dos benefícios dos servidores, quando em tese, na concepção dele, os servidores se reuniriam para discutir a data-base.
Ele entende que todas as decisões tomadas a partir do mês de janeiro como, a retirada de 1/3 do salário dos professores, 20% de insalubridade prejudicou não apenas os próprios servidores, mas, também a população que teve os serviços por parte dos servidores comprometidos. Ele lembra que a administração tem que repensar e voltar com os benefícios, pois, 75% dos servidores municipais ganham o equivalente a um salário mínimo.