Logotipo O Norte
Sexta-Feira,12 de Setembro

Sindicato dos empregados da saúde é homenageado pela câmara de Moc

Jornal O Norte
Publicado em 03/11/2009 às 11:42.Atualizado em 15/11/2021 às 07:15.

Délio Pinheiro


Colaboração para O NORTE



A Câmara Municipal prestou, na última quinta-feira, homenagem ao Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos de Saúde em Montes Claros, SIEESS. A proposição foi feita pelo vereador João de Deus, do PPS, que explicou as razões de sua escolha: “Não se trata de mais uma homenagem, e sim a primeira homenagem que proponho em meu mandato, e por isso mesmo a minha escolha não poderia ser mais acertada, já que, desta maneira, homenageio os funcionários que cuidam de nosso valor mais caro, a saúde”, afirmou o vereador.



Foi entregue aos ex-presidentes do sindicato e também a sua atual presidente, diplomas de reconhecimento pelos trabalhos prestados e ao SIEESS foi entregue a placa Alferes José Lopes.



A presidente do sindicato, Maria Elizabeth, em sua fala, reconheceu a importância do SIEESS receber a homenagem quando se prepara para comemorar seus 25 anos de criação. Ela lembrou das dificuldades vividas pelos pioneiros, que criaram o sindicato, em 1984: “Os funcionários da saúde não contavam com horas extras, não recebiam adicional de insalubridade, não tinham adicional noturno, o salário pago era o mínimo e muitos profissionais nem carteira assinada tinham”, lembrou a sindicalista.



O vereador João de Deus citou alguns nomes destes pioneiros. Foram mencionados Antônio Maciel, Ivaelson Ferreira, Roberto Coelho, Zezinho da Santa Casa, Valdecy Coutinho, Lucílio Ferraz, Gilson Pereira, Geraldo Brito, Odete Lopes, Gilberto Brant, entre outros. “Estes pioneiros ousaram defender os profissionais da saúde da cidade, que não contavam, à época, de condições mínimas para desempenhar adequadamente seus trabalhos”, afirmou o vereador.



O primeiro presidente do sindicato, Antonio Maciel, fez uma breve retrospectiva dos momentos mais marcantes do sindicato, principalmente na sua fase inicial, quando o Brasil ainda vivia época da ditadura militar: “Hoje é muito fácil criar sindicato e logo obter o respeito dos empregadores e da sociedade, mas naquela época era muito difícil. Lembro-me que companheiros como Gilson Pereira foram demitidos após entrarem no sindicato. Na época isso não era visto com bons olhos”, lembrou Maciel.



O primeiro presidente citou momentos importantes do sindicato, como os acordos coletivos elogiados em âmbito estadual e federal, e citou também que em 1987 o sindicato de Montes Claros mandou-o como representante à extinta União Soviética para um curso de formação sindical. A viagem aconteceu por intermédio do Instituto Roberto Morena, então capitaneado pelo irmão do presidente Lula, Frei Chico. O instituto encerrou suas atividades em 1999.



O vereador João de Deus fez questão de lembrar do ¼ de século de vida do sindicato e, em seu discurso, mencionou que os próximos 25 anos deverão ser ainda melhores, já que o sindicato hoje conta com mais de 3 mil associados e é, seguramente, o sindicato mais atuante e importante da cidade.



O vereador aproveitou para dar uma ótima notícia aos presentes, ao fazer o anúncio de uma verba angariada junto à Secretaria Estadual de Saúde: “Estive em companhia dos vereadores Damásio e Athos Mameluque, no gabinete do Secretário Estadual de Saúde, Marcos Pestana. Saímos de lá com uma verba de R$ 840 mil reais, que serão empregados em novas equipes de PSF, Programa Saúde da Família, e a construção de duas Unidades Básicas de Saúde em Montes Claros”, disse João.



A solicitação da verba partiu da presidência da Câmara e da Comissão Permanente de Saúde, da qual o vereador é presidente.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por