Samuel Nunes
Repórter
- Prefeito, respeite os nossos direitos pague os nossos salários. O Ministério Público está de olho em tantas irregularidades, deixar de pagar salário é uma delas.
Essas foram algumas das frases escritas nas faixas e cartazes, que os servidores públicos do município levaram na manhã de ontem, 17, durante manifestação nas dependências da câmara municipal e chamaram a atenção dos vereadores presentes.
(foto: XU MEDEIROS)
Servidores pedem que seus direitos sejam respeitados.
João Figueiredo, servidor, afirma que mais de 600 pessoas estão em situação de dificuldade, como por exemplo, necessidade para sustentar até mesmo a família. Espera que a administração pague salário referente a dezembro que é pago no mês de janeiro e também a multa rescisória.
Revela que uma comissão de servidores foi formada e enviou inclusive ofícios a todos os vereadores e mais deputados da bancada do norte, no sentido de buscar uma solução para este problema.
DISCURSOS
Durante pronunciamentos, alguns vereadores fizeram alusão à manifestação e entenderam ser a mesma justa. Para o vereador Alfredo Ramos do PT, os servidores estão no direito de reclamar, tendo em vista que estes trabalharam para o município e não para o prefeito anterior.
- É preciso pensar no futuro e esquecer o passado - diz.
O parlamentar petista sugeriu que seja formada uma comissão composta pelos servidores para que este tema seja discutido com mais tempo.
(foto: ARQUIVO XU MEDEIROS)
Claudim da Prefeitura PPS
considera justa e legítima tal manifestação.
O vereador Claudim da Prefeitura, PPS, também considerou justa e legítima tal manifestação, e afirma ser relevante que se encontre uma solução para o atual momento. Revela que encaminhou ofício para a secretária de Administração Marta Pompeu Padoani, solicitando a possibilidade do pagamento para os servidores efetivos da 1° parcela do 13° salário no mês em que este servidor faz aniversário.
- A gratificação referente ao mês de fevereiro já foi resolvida, a partir da folha de pagamento. Entretanto, quem faz aniversário no mês de janeiro ainda não recebeu a gratificação - frisa.
LIBERAR
O parlamentar do PPS, afirma que mesmo sabendo da situação financeira do município pediu a secretária de Administração para vê a possibilidade de liberar antecipadamente cotas referentes a este benefício, ou seja, quem aniversaria no mês de maio, solicita que haja o pagamento adiantado isso, por questões financeiras e em outras situações por problemas de saúde - afirma Claudim da Prefeitura.
O vereador lembra que há reclamações de funcionários lotados na secretaria da Fazenda quanto à gratificação que sempre foi calculada conforme o vencimento básico que inclui, biênio, quinquênio e vantagens pessoais.
- Os funcionários afirmam que há mais de 10 anos recebem esta gratificação que é usada para o sustento da família, nas despesas com alimentação, alguns com aluguel, educação e outras despesas pertinentes a uma casa de família - ressalta Claudim da Prefeitura.
O vereador afirma que outro ponto que merece ser lembrado é que quase todos os servidores lotados nesta secretaria concluíram curso superior e tinham até então a intenção de continuar a capacitação profissional, dentro das atividades pertinentes a esta secretaria e em especial ao atendimento ao contribuinte, pós-graduação em Direito Tributário, Gestão Pública, Finanças e Controladoria.