Samuel Nunes
Repórter
Mais de 200 servidores efetivos ocuparam na tarde da última quinta-feira, 08, as dependências da câmara municipal para um encontro com o prefeito Luiz Tadeu Leite com o objetivo de discutir assunto relacionado às demissões dos contratados. Tadeu Leite revelou os motivos pelos quais a sua administração colocou em prática o recenseamento junto aos servidores contratados.
(fotos: XU MEDEIROS)
Servidores efetivos do município ouviram
atentamente a fala do prefeito
Revelou que na secretaria de Saúde por exemplo, de um total de 2.429 servidores 1.030 são contratados, situação que ele entende ser desnecessária. O prefeito frisou que aqueles trabalhadores contratados que de fato trabalharam serão recontratados, contudo, pediu paciência a todos e fez o compromisso de ao longo deste ano encontrar uma solução para a situação dos desses servidores.
EFETIVOS
O prefeito entende que o funcionalismo público ficou comprimido devido à grande quantidade de contratados no município. Afirmou ainda que ao fazer a sua administração uma readequação, a folha de pagamento poderá ser reduzida e o salário dos servidores efetivos pode melhorar.
- Pedimos aos servidores efetivos que com a redução no número de contratados estes preencham o seu espaço. Outra coisa, aqueles servidores contratados que forem necessários e indispensáveis, vamos renovar os contratados. Os contratados serão feitos sob a responsabilidade do prefeito - diz.
Tadeu Leite afirmou ainda que tem duas propostas para a categoria as quais ele considera como relevantes, a primeira diz respeito à policlínica do servidor público municipal que pode garantir um melhor atendimento ao servidor e os seus familiares. A outra concerne ao fortalecimento do Prevmoc- Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros.
SALÁRIO
Indagado pelos servidores quanto ao pagamento do salário, o prefeito Tadeu Leite revelou que a partir do momento quando for entrando dinheiro em caixa o pagamento do salário referente ao mês de dezembro será efetuado. Ressaltou ainda que isto será feito primeiro para aqueles que ganham menos. De acordo com a sua programação, ele espera pagar toda a folha referente o mês de dezembro até o próximo dia 15 de janeiro.
Tadeu Leite revela que de acordo com sua programação
a folha de pagamento será quitada no dia 15 de janeiro
Em contatado com a secretaria da Fazenda a informação é de que a folha de dezembro equivale a R$ 15 milhões.
POSITIVO
A maioria dos servidores avaliou como importante e benéfico o encontro, como por exemplo, a opinião do servidor Roberto Silva Mendes que acha que este tipo de encontro tem que ser realizado sempre e com a presença do prefeito. Afirma ser favorável também a realização do recenseamento.
Para o servidor público municipal e vereador Claudim da prefeitura o encontro foi positivo dentre outras coisas, para o prefeito falar sobre a questão do pagamento do salário.
O vereador Claudim da Prefeitura
avaliou como positivo o encontro
- Isto demonstra o respeito do prefeito para com o funcionalismo, pois eles estavam ansiosos quanto à questão do pagamento referente a dezembro - afirma.