POR OLIVEIRA JÚNIOR
![]() Os servidores realizaram uma manifestação no dia 12 de abril pelo centro da cidade reivindicando os seus direitos trabalhistas |
Nesta quinta-feira (21), completam 10 dias que parte dos servidores da prefeitura de Janaúba está em greve. A prefeitura de Janaúba possui cerca de 2.400 servidores sendo cerca de 60% do quadro efetivo.
Na última terça-feira, o prefeito Yuji Yamada se reuniu com representantes dacategoria, no entanto não houve entendimento para uma possível suspensão da paralisação das atividades.
Na segunda-feira, os servidores também se reuniram com os vereadores e, em seguida, tiveram uma audiência com o prefeito, com o secretário de Administração, José Maria da Silva, e com o Procurador Jurídico do Município, Carlos Eduardo Aguiar.
Na reunião, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba, Marilea Barbosa Ribeiro, foi incisiva em relação às reivindicações da categoria, dentre elas a fixação de uma data para o pagamento dos servidores, regularidade no repasse ao Previjan, pagamento de insalubridade e periculosidade, pagamento da progressão horizontal aos funcionários municipais concursados.
Já o Sindicato dos Servidores Públicos da Rede Municipal de Educação reivindica que o funcionalismo receba o salário até o 5º dia útil de cada mês. Os servidores também solicitaram que não sejam descontados do salário os dias de paralisação dos funcionários que aderiam à greve.
De acordo com a prefeitura, o pagamento dos servidores depende do repasse dos recursos por parte dos governos estadual e federal, por isso a dificuldade de fixar a data de pagamento, já que o repasse normalmente acontece depois do dia 10.
Em relação à regularização do repasse do recurso da previdência, a prefeitura propõe um parcelamento de até 60 vezes do valor devido.