Logotipo O Norte
Domingo,28 de Abril

Servidor barrado na porta da prefeitura

Funcionário que chega antes das 8h precisa se identificar para ter acesso ao prédio, atrasando início de trabalho

Márcia Vieira
20/02/2019 às 06:58.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:37

(Adeilton Cardoso/Divulgação)

A Prefeitura Municipal de Montes Claros volta a protagonizar polêmica envolvendo os servidores. Os funcionários estão impedidos de entrar no prédio da administração municipal, antes das 8h, sem passar por um pente-fino. O assunto foi denunciado por servidores e abordado em reunião desta terça-feira na Câmara por diversos vereadores, que não concordam com a medida determinada pelo prefeito Humberto Souto.

Parlamentares e servidores acreditam que o procedimento foi adotado após a ocupação do prédio pelos professores em uma das manifestações realizadas pela categoria, que há mais de dois meses cobra o pagamento de salários atrasados.

Desde a sexta-feira em que os profissionais da rede de ensino municipal invadiram o prédio e ocuparam o gabinete do prefeito, há cerca de duas semanas, o acesso à sede do Executivo está restrito.

O servidor efetivo Adeílton Cardoso, com cerca de 30 anos de serviços prestados ao município, revela o constrangimento que se instalou no local com a medida. “Nós chegamos aqui para trabalhar e encontramos este tipo de bloqueio. Uma pessoa recebeu uma ligação em que pediam para pegar o nome de todo mundo que estava na porta. Ficaram dois guardas com a lista e nós assinamos. Fomos liberados somente depois das 8h e quem não assinou, por não saber do que se tratava, no outro dia não pôde entrar antes das 8h. O setor é que fica prejudicado”, disse Cardoso, que afirmou que em muitos setores há o trabalho interno que é realizado antes da abertura do prédio ao público, às 8h.

Embora diga que não possa afirmar o motivo, o servidor conta que a situação começou “coincidentemente na segunda-feira depois de uma manifestação na sexta-feira anterior, em que o carro do prefeito foi cercado por professores que lutam para receber o salário de dezembro”.

Adeílton acrescenta que a atitude é excessiva e desrespeitosa. “É um tipo de controle desnecessário, que a gente não precisa passar por ele. Não veio ninguém nos explicar o porquê dessa atitude. É uma imposição sem um controle legal e sem motivo”, pontuou.
 
RESTRIÇÃO
Outro servidor, que pediu para que não fosse identificado, disse que chega a partir das 8h, por isso não enfrentou o problema, pois neste horário a prefeitura, obrigatoriamente, tem que ser aberta ao atendimento à população. Entretanto, ele alerta para uma situação que achou estranha. “Sempre entro pela frente do prédio quando a prefeitura já está funcionando. Achei esquisito ter mais de 15 guardas na entrada. Isso nunca aconteceu aqui antes”, diz.

O vereador Wílton Dias (PHS) disse que a ocupação dos professores, da maneira como ocorreu, foi legítima e que não há justificativa para a ação da prefeitura.

“Os servidores estão submetidos ao constrangimento. Cabe ao prefeito apurar de onde partiu esta ordem e rever, porque o servidor não merece ser mais uma vez humilhado”, disse o vereador.

Há uma semana, a vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Educação, Juliana Miranda, declarou que os professores estão proibidos de entrar na prefeitura e que a Guarda Municipal é colocada na porta para impedir o acesso.

Nesta terça-feira, a prefeitura, que sempre teve as portas abertas à população, abriu apenas uma única parte da porta, mais estreita.

O procurador do município, Otávio Rocha, disse ser uma questão de controle, para evitar que pessoas entrem fora do horário de expediente, mas que a medida seria de responsabilidade da Secretaria de Planejamento.

O secretário de Planejamento, Cláudio Rodrigues, não foi encontrado para falar sobre o assunto. Até o fechamento da edição, o presidente do Sindicato dos Servidores, Flávio Célio, também não foi encontrado para falar sobre a questão.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por