Cecília Oliveira
Colaboração para O NORTE
A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou no dia 01 de abril, o projeto de lei, que vai conceder ao Senar/Minas a sua homenagem maior, a Comenda Alferes José Lopes de Câmara pelos relevantes serviços prestados á comunidade norte-mineira. A iniciativa da homenagem foi da vereadora Fátima Pereira Macedo, que considera o Senar uma das mais importantes Instituições brasileiras, que tem contribuído para melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais e urbanas. A comenda será entregue no dia 30 de maio em reunião especial, ao gerente regional José Belas Gonçalves.
O Senar Minas completa 15 anos no próximo dia 07 de abril. O escritório de Montes Claros foi o segundo do estado com a implantação no dia 03 de abril de 1995. Nestes treze anos de serviços no Norte de Minas profissionalizou milhares de trabalhadores rurais, sempre conscientizando as comunidades para a preservação do meio ambiente.
Desde 1998, quando foi implantado o sistema de estatística da instituição até hoje, o Senar ministrou na Regional Norte de Minas 5.163 cursos, atendendo 70.369 trabalhadores rurais. Em Montes Claros foram realizados em convênio com o Sindicato Rural 665 cursos com a capacitação de 8.941 pessoas.
De fevereiro de 2007 a março de 2008 o Senar ministrou na região 894 cursos, atendendo 12.128 trabalhadores nas áreas de formação profissional e promoção social. Dentro do programa Semeando 100% dos municípios estão sendo atendidos nas escolas estaduais e municipais. O objetivo do Senar é continuar trabalhando, levando melhor qualidade de vida aos brasileiros, pois o que é feito no campo reflete nas cidades.