Os diretórios municipais do DEM, do PSDB, do PSDC e do PR realizaram reunião na manhã de domingo, 16, na qual definiram pelo apoio ao nome do deputado estadual Ruy Muniz ou do deputado federal Jairo Ataíde como candidato a prefeito de Montes Claros no dia 5 de outubro. O encontro selou acordo segundo o qual será dado apoio integral a qualquer um dos dois candidatos sacramentado pela coligação partidária a ser realizada no dia 15 de junho e homologado no último dia do mês.
Raquel e Ruy Muniz, Jairo e Ana Maria Ataíde:
unidos em favor de Moc (foto: WILSON MEDEIROS)
Durante a reunião, realizada no centro de convenções do Sesc em Montes Claros, que ficou completamente lotado, foi anunciado que haverá mais dois encontros sob a coordenação da coligação: em abril, quando será discutido o plano de governo; e em maio, quando será realizado congresso nacional dos quatro partidos, e de outros coligados, para anúncio oficial do nome de oposição ao prefeito Athos Avelino.
O encontro teve a fala de participantes da mesa coordenadora, como o advogado Farley Menezes, que discorreu sobre a importância da observância dos aspectos legais por parte dos candidatos a vereador; a vereadora Fátima Pereira, que criticou a administração municipal, que se dá ao desplante de inaugurar sinais de trânsito, um dos motivos que levaram Montes Claros a cair do sexto para o quinto lugar no ranking das cidades mineiras; do vereador Rosemberg Medeiros, que teceu críticas veementes ao governo Athos e celebrou a aliança entre Jairo e Ruy; Marcos Nen, que hipotecou apoio a qualquer um dos dois nomes colocados como candidatos da coligação; Raquel Muniz, que lembrou o fato de ter se ligado à política através de convite feito por Jairo Ataíde; da deputada estadual Ana Maria, que falou da importância de os candidatos a vereador se prepararem para a consolidação do grupo no cenário político regional; de Ruy Muniz e Jairo Ataíde.
FALA DE RUY
Em sua fala, o deputado Ruy Muniz lembrou que foi Jairo Ataíde que o convidou a se filiar ao PFL em 2000 e disse por que decidiu enfrentar a disputa eleitoral:
- A gente percebe que a iniciativa privada, por mais que você faça, por mais que você gere empregos e desenvolvimento, é muito pouco.
Anunciou projetos que colocaria em prática caso fosse eleito prefeito de Montes Claros, fazendo 40 anos em 4, como a construção de um terminal de ônibus acoplado a um shopping na Praça de Esportes, a mudança radical da urbanização do Centro da cidade, a implantação de cem equipes do programa saúde da família com pagamento mensal de R$ 8 mil aos médicos, a criação de ensino integral em todas as escolas com salário mínio de R$ 1 mil para os professores, a criação de um boulevard e um centro cultural na Praça da Estação e na Avenida Ovídio de Abreu com um centro de convenções com 2.500 lugares, e outros projetos.
Ruy disse que Jairo é a única pessoa que tem condições de dizer, no diretório do DEM, quem será o futuro candidato a prefeito. E que se ele decidir lançar o próprio nome, está pronto a apoiá-lo e se lançar candidato a deputado federal. Da mesma forma espera obter o apoio de Jairo se for ele o candidato a prefeito.
FALA DE JAIRO
O deputado federal Jairo Ataíde disse estar disposto a concorrer pela terceira vez ao cargo de prefeito de Montes Claros, criticou, a exemplo dos demais oradores, a administração Athos Avelino, prometeu apoiar Ruy Muniz em todos os aspectos, se for ele o indicado pelo diretório municipal do DEM/PSDB/PR/PSDC, e leu manifesto neste sentido, conforme se lê a seguir.