A prefeitura de Montes Claros está sendo criticada em relação ao roubo a dois estabelecimentos de educação municipais, nesta quarta-feira (4), em Montes Claros - em um Caic (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente) e em um Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil), ao fragilizar a vigilância dos dois locais.
Considerando que o atual prefeito foi eleito em outubro e que, desde então, estaria planejando o seu governo, esperava-se que a segurança de patrimônios públicos, sobretudo da rede municipal de Ensino, fosse mantida de forma sistemática. É o que pensa, por exemplo, moradora que reside próximo ao Caic do Maracanã, um dos alvos dos bandidos, ouvida pela reportagem de O Norte.
- Que eu saiba a segurança no local acontece somente no período da noite e, pelo visto, está aquém do necessário, porque o roubo foi exatamente à noite. Será que tinha vigia, mesmo? Não sei por que eles não praticaram o roubo durante o dia, quando não há nenhum tipo de segurança e o local fica exposto. Qualquer um entra e sai dali na maior tranquilidade. Isso é um absurdo – disse a moradora, que preferiu não se identificar.
- Vamos ver se agora, com este roubo, a atual administração recoloca o pessoal no serviço de segurança. Muitos servidores foram mandados embora e deve ser por isso que a segurança aqui ficou quase zero, porque não adianta acontecer só no período da noite. Os bandidos não têm hora para roubar – acrescenta.
OBJETOS
Os bandidos levaram do estabelecimento de ensino oito secadores de cabelo, duas máquinas de cortar cabelo, diversas escovas e pentes.
De acordo com funcionária Rosimeire Santos, os bandidos entraram no estabelecimento após danificarem uma janela e foram direto para uma sala onde estavam os objetos que levaram.
A reportagem de O NORTE entrou em contato com o Caic do Maracanã. Um funcionário informou que não havia ninguém para falar sobre a segurança no local e sobre o crime de quarta-feira, até porque “o prefeito ainda não havia decidido sobre a nova diretoria do estabelecimento que estaria “ao deus-dará”.
CEMEI ALTO SÃO JOÃO
A fragilidade na segurança do Caic do bairro Maracanã também contribuiu para a ação da bandidagem em outro estabelecimento de ensino municipal, desta vez no bairro Alto São João,no Cemei Professor Hamilton Lopes, que fica na Avenida Floriano Neiva.
Os bandidos também aproveitaram a ausência de vigias no local e foram à ação, mas agora em plena luz do dia, na manhã também desta quarta–feira.
De acordo com a Polícia Militar, os funcionários só identificaram o crime quando chegaram ao educandário e perceberam que os larápios tinham forçado e aberto a porta de ferro que dá acesso ao refeitório e ao deposito de alimentos.
Os criminosos levaram 16 quilos de carne moída, 8 quilos de carne em cubos, 8 quilos de filé de frango e polpas de frutas. A reportagem tentou entrar em contato com a direção do Cemei, mas ninguém atendeu às ligações. Até o fechamento desta edição a polícia militar também não havia identificado ou prendido algum suspeito dos crimes.
A prefeitura de Montes Claros, até o fechamento desta edição, não havia se manifestado oficialmente sobre o episódio - e a reportagem não conseguiu contato com setores responsáveis da administração municipal.
![]() Sem ninguém para impedir os ladrões entraram nos estabelecimentos de onde levaram diversos objetos. Prejuízo para os cofres públicos e sensação de insegurança para quem trabalha no local |