Segundo turno em Montes Claros

Recursos da coligação - Competência para fazer mais - serão apreciados de forma definitiva até o final de outubro

Jornal O Norte
Publicado em 04/10/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 15:46.

Marcelo Valmor (Colaborador)

Em coletiva realizada na manhã dessa segunda-feira, 03, na sede do Partido Socialista Brasileiro – PSB, o candidato a prefeito da coligação “Competência para fazer mais”, Ruy Muniz, afirmou que as eleições de Montes Claros não acabaram no dia 02 de outubro.
- O candidato que ficou em primeiro lugar, não obteve 50% mais um do total de votos válidos, o que não configura vitória ainda no primeiro turno – disse ele.
A coligação que está em torno do candidato do PSB é composta pelo próprio PSB / PMDB / PSD / PTC / PTB / PRB / PRTB / PHS / PMN e está com liminar que garante a Ruy Muniz o direito de disputar as eleições de Montes Claros em 2016.
-  O juiz eleitoral de Montes Claros, Antônio Rosa,  entendeu que a renúncia do candidato a vice-prefeito inviabilizava nossa chapa, no entanto, o Tribunal Regional Eleitoral nos concedeu o direito a continuar com a propaganda de rádio e televisão. Esse Embargo de Declaração, que permitiu a nossa liminar, será julgado hoje, terça-feira, 04, e mesmo que a cassem, automaticamente meu recurso sobe para a terceira instância, o Tribunal Superior Eleitoral – explicou Ruy Muniz durante a coletiva à imprensa.

TEMPO
O TSE muito provavelmente não deverá julgar os quase 20 mil recursos de candidatos a prefeito e candidatos a vereadores antes do dia 30 de outubro, o que garante o segundo turno em Montes Claros. Os 48.834 votos conferidos à coligação “Competência para fazer mais” estão separados até que os recursos transitem em julgado, ou seja, depois que todas as instâncias estiverem esgotadas, inclusive o Supremo Tribunal Federal – STF, confirmando, assim, a realização do segundo turno em Montes Claros.

SEGUNDO TURNO
Ruy Muniz tem sua condição de candidato assegurado pela lei 9504/97, em seu artigo 16-A, bem como pela liminar do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais que no Mandado de Segurança 47795 assinado pelo juiz Carlos Roberto de Carvalho usa o artigo 44 da Resolução n. 23455/2915 que estabelece  que o candidato sub judice pode realizar todos os atos de campanha eleitoral, para garantir a Muniz o direito de participar da disputa.
- Estamos firmes no propósito de discutirmos o que é melhor para a cidade com sua população. Fizemos isso no primeiro mandato, faremos isso agora, durante o segundo turno. São 14 vereadores eleitos ligados ao grupo político que mais fez obras em Montes Claros em toda sua história. Além disso, a oposição raivosa conheceu uma drástica redução do número de vereadores, sendo que do total de oito, caíram para três - esclareceu Ruy Muniz.

Perspectivas
Em Montes Claros o segundo turno será disputado entre o candidato do PPS, Humberto Souto e o Ruy Muniz  (PSB).
Caso nenhum dos recursos da coligação Competência para fazer mais sejam deferidos pela Justiça, a eleição em Montes Claros deverá ser anulada.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por