Segundo Tempo pode retornar em 2008

Jornal O Norte
Publicado em 08/11/2007 às 10:05.Atualizado em 15/11/2021 às 08:22.

Novo convênio não precisa


ser firmado com a prefeitura



Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil



O secretário-executivo do ministério do Esporte, Wadson Ribeiro confirmou o interesse da pasta de retornar com o programa Segundo Tempo na cidade, extinto no mês passado por conta de irregularidades – atribuídas pelo governo federal à prefeitura de Montes Claros, que não teria prestado contas dos recursos que foram liberados para o programa em 2007. A informação é do vereador Lipa Xavier – PCdoB, depois de audiência que manteve com o secretário-executivo do ministério do Esporte, na semana passada, ocasião em que reivindicou o retorno do programa que beneficiava quatro mil crianças e adolescentes na cidade com atividades esportivas extra-curriculares.






Estudantes podem ter de volta programa federal que a prefeitura


não conseguiu manter (foto: WILSON MEDEIROS)



- O secretário sinalizou positivamente nesse sentido. Pode ser que tenhamos de volta o programa no ano que vem, sem que precisemos da prefeitura para isso.



AGENTES PÚBLICOS



Um novo convênio para trazer de volta o programa Segundo Tempo para Montes Claros não precisa ser celebrado exatamente com o município, com a prefeitura, segundo o parlamentar comunista.



- Ele pode ser firmado através de outros agentes públicos, como universidades, escolas, embora o ministério prefira fazê-lo com os municípios, com as prefeituras – acrescenta o vereador, observando que essa possibilidade existe desde que o município esteja habilitado para cumprir determinados requisitos que são exigidos pela pasta federal.



- Wadson Ribeiro deve vir a Montes Claros para dar mais informações a esse respeito – completa o vereador, que há dois anos fez gestões em Brasília para que o Segundo Tempo beneficiasse estudantes montes-clarenses.



IMPEDIMENTO



A suspensão do programa em Montes Claros, segundo o secretário-executivo do ministério do Esporte, ocorreu realmente porque a prefeitura não prestou contas dos recursos aplicados no período em que o projeto funcionou na cidade.



- Em Montes Claros, por exemplo, houve aditamento dos prazos do convênio, com o aporte de outros recursos, de modo que ele vencia em meses que fugiam ao estabelecido pelo convênio. O ministério, então, diante desse impasse resolveu suspender o programa e só retorná-lo em janeiro, de forma transparente, quando e se a prefeitura estiver correta em relação às regras do Segundo Tempo.



RECURSOS



No primeiro ano de vigência do programa em Montes Claros o aporte de recursos, além dos provenientes dos aditamentos, foi da ordem de seiscentos mil reais. Eram recursos substanciais para o município, possibilitando que fossem remuneradas pelo menos cem pessoas, entre coordenadores e monitores, que hoje engordam as filas do desemprego.



- Esse dinheiro também mantinha a distribuição de merendas e de todo o material esportivo para os estudantes, além de garantir o pagamento de aluguel dos imóveis onde os 20 núcleos do Segundo Tempo atuavam.



Caso Montes Claros consiga se habilitar para o programa em 2008, os recursos chegarão a quase um milhão de reais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por