A reportagem de O NORTE esteve na manhã da última quinta-feira, 14, percorrendo alguns bairros cortados pelos trilhos da FCA - Ferrovia Centro Atlântica. Na Vila Benjamim Campos, próximo ao parque de exposições João Alencar Athayde, por exemplo, há mato, lixo e entulho às margens dos trilhos.
A reportagem conversou, nesse mesmo dia, com o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Ferro, que reconheceu a necessidade de se realizar uma limpeza não somente no local citado pela reportagem, mas em todo o percurso de 12 km de faixa da ferrovia, de Norte a Sul da cidade. O secretário revela que já aconteceu, inclusive, uma reunião com diretores da FCA, que é a responsável pela faixa de domínio da linha férrea.
João Ferro afirma que já foi determinada uma segunda reunião com a empresa para a próxima semana, no sentido de se entrar em acordo quanto à limpeza que deve ser feita.
- Se a empresa não se responsabilizar pela limpeza, a prefeitura vai realizar esse serviço - diz.
Revela que a secretaria está realizando serviço paliativo de limpeza em pontos críticos da cidade.
CRONOGRAMA
De acordo com o secretário João Ferro a secretaria vai continuar fazendo a sua parte no que se refere a limpeza urbana da cidade, no entanto, ele afirma que é importante a conscientização da população não jogando lixo ou entulho em lotes vagos. Revela ainda a necessidade dos carroceiros também ter a consciência de não jogar lixo ou entulho em locais proibidos.
- Não temos como impedir 100% que se jogue lixo em lotes vagos, mas, vamos realizar fiscalização rigorosa, salienta.
João Ferro frisa ainda que está previsto um cronograma de um grande mutirão de limpeza por toda a cidade como foi feito no inicio do ano. Observa que isto será feito antes do dia 03 de julho, aniversário da cidade.
Ainda com relação aos carroceiros o secretário revela que está em processo de organização um centro amplificado para a categoria, o carroceiro amigo, passando de nove para 25, e mais 40 caçambas.
O secretário afirma que está sendo pensado a criação de uma página na internet ou mesmo a criação de um e-mail no sentido da população indicar os locais críticos da cidade no que se refere à limpeza urbana, mas, ressalta que isto pode ser feito pelo telefone 3229- 3434.