Seca: Governo anuncia medidas emergenciais para a região

Jornal O Norte
Publicado em 28/08/2008 às 16:23.Atualizado em 15/11/2021 às 07:42.

As famílias atingidas pela seca contarão com 2.000 novas cisternas e ainda 300 poços artesianos eletrificados, em caráter emergencial, para assegurar o abastecimento de água nas comunidades rurais do Norte de Minas, conforme anúncio realizado na manhã de quarta-feira, em Montes Claros, durante a reunião do Comitê Gestor de Convivência com a Seca de Minas Gerais, realizada na Amams - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene. A reunião visou discutir ações que resolvam a crise de falta de água em várias comunidades, por causa da longa estiagem. Na próxima semana, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais realizará mutirão para homologar os decretos de Situação de Emergência, dos municípios castigados pela seca, como forma de assegurar a chegada dos benefícios.



DESPESAS



Na abertura dos trabalhos, o presidente da Amams, José Barbosa Silva Zinga, prefeito de Catuti, explicou que a estiagem está atuando de forma impiedosa e por isto, existe necessidade de ação imediata. Ele citou que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas está cobrando de R$ 3 a 4 mil para legalizar os poços perfurados e os municípios não conseguem pagar esta despesas, pois são muitos poços.



- As pastagens estão ficando comprometidas para alimentar o gado e por isto, é preciso socorrer o pecuarista, assim como deve se ampliar quantidade de cestas básicas para alimentar a população.



Ele lamentou que a Medida Provisória 432, de renegociação das dívidas rurais, não resolva por completo o problema da inadimplência dos produtores rurais, principalmente em relação ao que se refere o artigo 30.



MEDIDAS



A presidente do Comitê Gestor de Convivência com a Seca, Elbe Brandão, explicou que várias medidas estão sendo adotadas para atender aos flagelados, pois existe determinação do governador Aécio Neves para resolver o problema. Citou que ficou preocupada quando Montes Claros teve de racionar água em agosto e por isto, as quatro patrulhas motomecanizadas adquiridas pela Ruralminas, construirão 2.000 barragens e barramentos na região; e que o Frigorífico Independência, garantirá a compra do gado para evitar a saída do animal para outras regiões, além de várias medidas que estão sendo adotadas, como os estudos com pesquisadores sobre o semi-árido.



Ela propôs que o 55º Batalhão do Exército seja transformado em Batalhão de Engenharia para fazer obras de recursos hídricos.



Já a coordenadora de Relacionamento de Clientes da Cemig no Norte de Minas, Sílvia Cristiane Martins, informou que em 90 dias estarão eletrificados 300 poços que foram priorizados na região, pois os recursos e equipamentos já foram adquiridos. (Da Ascom/Amams)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por