Logotipo O Norte
Domingo,14 de Setembro

Saúde: secretário toma posse destacando trabalho de antecessores

O cardiologista Maquieden Viariato Durães assumiu a pasta nesta quinta-feira consciente das dificuldades que encontrará

Jornal O Norte
Publicado em 03/06/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:03.







Foto: Fábio Marçal

Maquieden diz que sua vida sempre foi pautada por desafios e, por isso, essa será uma nova etapa a ser superada com trabalho e dedicação

 

Servidor de carreira da secretaria municipal de Saúde de Montes Claros, onde atua como médico revisor do SUS, o cardiologista Maquieden Durães Viriato assumiu, na manhã desta quinta-feira (2), a titularidade da pasta em substituição a ex-secretária Ana Paula Nascimento. Em seu discurso de posse, o secretário garantiu dar atenção especial à população com menor poder aquisitivo.

- Por ter trabalhado em todos os hospitais de Montes Claros e, principalmente, na secretaria de Saúde, sei do drama vivido por algumas pessoas que buscam atendimento na rede pública e, muitas vezes, encontram dificuldades. Apesar da crise no setor ser em nível nacional, em Montes Claros podemos melhorar ainda mais o que já vem sendo feito com muita competência pelos gestores que me antecederam. E será com a ajuda desta equipe formada por excelentes profissionais que buscarei, em curto prazo, soluções para amenizar o sofrimento daqueles que procuram o Sistema Único de Saúde - planeja o secretário.

Acompanhado da esposa Mayla Capuccino Viriato, que é secretária de Saúde no município de São João da Ponte, e dos pais Maria e Manoel Viriato, o novo secretário de Saúde de Montes Claros agradeceu a confiança nele depositada pelo prefeito em exercício, José Vicente Medeiros, para assumir o comando da pasta, dizendo ser sabedor das dificuldades que encontrará.

- Minha vida sempre foi pautada por desafios e, por isso, essa será uma nova etapa a ser superada com muito trabalho e dedicação – ressalta.

Maquieden Viriato também trabalha como médico regulador e intervencionista do SAMU Macrorregional Norte, além compor o corpo clínico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Hospitalar Dílson Godinho.

MAIS RECURSOS
A deputada federal Raquel Muniz (PSD), que também participou da posse do novo secretário, disse que continua trabalhando junto aos órgãos governamentais na busca de benefícios para o sistema de saúde pública de Montes Claros.

- Nos próximos dias, por exemplo, serão liberados recursos de emenda parlamentar superiores a R$ 1 milhão para a compra de equipamentos para a secretaria municipal de Saúde. Este recurso deve ser creditado na conta da Prefeitura ainda neste mês. Outros recursos e equipamentos ainda virão, mesmo ciente dos ajustes fiscais que estão sendo implantados pelo governo federal, como, por exemplo, cortes orçamentários. Mesmo assim, jamais poderia, como médica e parlamentar, deixar de trabalhar para a melhoria deste setor, principalmente em minha cidade e em outros municípios do Norte de Minas - afirmou Raquel Muniz.

O prefeito em exercício, José Vicente Medeiros, antes de encerrar a solenidade, disse que não medirá esforços para buscar junto aos governos federal e estadualrecursos para o setor de saúde na cidade, principalmente para aquisição de equipamentos e construção de unidades que venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Lembrou, ainda, que acompanha o trabalho do novo secretário há algum tempo na SMS e que as referências sobre sua atuação profissional são as melhores.

- Você, meu caro Maquieden, estará substituindo uma excelente secretária, que é a Ana Paula, e tenho a certeza de que haverá continuidade do trabalho desenvolvido até então, e melhoria de alguns setores que ainda necessitam de ajustes. Sua competência comprovará o que estou falando - disseJosé Vicente, ao dar boas-vindas ao novo secretário.

GESTÃO DA SAÚDE
O secretário Maquieden Durães Viriato assume a gestão da saúde do município de Montes Claros com um quadro de extremo investimento no atendimento básico, realizado nas Estratégias de Saúde da Família, que saltara de 45 para 140 unidades em três anos, oferecendo cobertura plena na área odontológica.

A saúde é uma das áreas que mais recebeu investimentos do poder público municipal durante esses três anos – 2013, 2014 e 2015. O orçamento municipal avança para uma média de 23,5% de investimentos, bem superiores aos fixados por lei, em torno de 15%.

Por outro lado, o município sofre com a intervenção estadual na área, determinada pelo governador Fernando Pimentel (PT), mas que não resolveu, nem minimizou os precários índices de atendimento a uma população hoje estimada em 1,6 milhão de pessoas em todo o Norte de Minas.

A saúde é uma das áreas que mais recebeu investimentos do poder público municipal durante esses três anos – 2013, 2014 e 2015. O orçamento municipal avança para uma média de 23,5% de investimentos, bem superiores aos fixados por lei, em torno de 15%.

A saúde hospitalar do município está sobgestão da secretaria estadual da Saúde, gestão que se encerra no próximo mês de agosto, podendo ser renovada por mais um ano. Mas levantamentos feitos indicam um aprofundamento na falta de atendimento médico hospitalar e de realização de consulta e exames, o que pode acelerar a devolução da gestão plena ao município.



Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por