Ruy Muniz diz que momento político é bom para o Norte de Minas

Jornal O Norte
14/07/2005 às 17:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

O diretor da Soebras - Associação educativa do Brasil, professor Ruy Muniz retornou de Brasília, onde esteve na última segunda-feira 11, como convidado para a solenidade de posse de Saraiva Felipe e Hélio Costa, ambos do PMDB, nos ministérios da Saúde e das Comunicações, respectivamente, convencido de que a presença dos dois mineiros, de relações estreitas com o Norte de Minas, agora no primeiro escalão do governo federal é uma oportunidade ímpar para que a região consiga recursos necessários para impulsionar seu desenvolvimento. Para ele, é hora de as forças políticas se unirem neste objetivo, deixando de lado arestas que remontam a embates eleitorais do passado.

- O momento político é bom para Montes Claros e para o Norte de Minas - acentua, pregando o consenso de forças em torno das aspirações regionais e o fim das divergências políticas em nome do desenvolvimento e da superação de problemas.

- As eleições municipais passaram, as desavenças das disputas devem ser superadas, esquecidas. O momento é ideal para que as forças políticas se unam nas demandas que devem ser levadas a Brasília, aproveitando o apoio que recebemos dos dois ministros e ainda do vice-presidente da República, José Alencar - frisa o educador. 

Ainda de acordo com Ruy Muniz, além dos laços que unem José Alencar, Saraiva e Hélio ao Norte de Minas o momento para as gestões é adequado, também, pelo fato de que os novos ministros assumem seus cargos prometendo apoiar medidas que assegurem a governabilidade do país, privilegiados, naturalmente, pelo palácio do Planalto - que vive um momento político conturbado com as denúncias de envolvimento do PT, o partido oficial do governo, em pagamento de propinas a deputados da base aliada.

- A indicação dos dois peemedebistas foi uma reação política, uma decisão do próprio presidente da República. Lula certamente atenderá aos pleitos dos seus novos assessores e é por isso que devemos aproveitar o momento para nossas reivindicações, sem antagonismos políticos - reitera o diretor da Soebras.

HORA DE REIVINDICAR

Ruy Muniz adianta algumas medidas que deveriam ser buscadas em Brasília sem perda de tempo. No âmbito do ministério das Comunicações, ele acredita que seria de fundamental importância que o governo promovesse a concessão para a instalação de mais um canal de televisão comercial em Montes Claros. A implantação do Programa de inclusão digital é outra aspiração que ele considera oportuna.

- O ministério das Comunicações poderia, também, neste momento, garantir investimentos para os serviços dos Correios, possibilitando que a empresa instale em Montes Claros um ponto de apoio, de triagem, para que o atendimento seja dinamizado no Norte de Minas e ainda no Sul da Bahia.

Em relação ao ministério da Saúde, Ruy também enumera três medidas para o momento. Uma delas seria a montagem de estrutura adequada para os programas de alta complexidade que hoje são praticados pelos hospitais Aroldo Tourinho, Universitário e Santa Casa.

- É preciso credenciar esses serviços e Saraiva certamente será sensível ao nosso apelo - ressalta.

As outras duas solicitações estariam voltadas para a elevação dos recursos pagos pelo SUS - Sistema único de saúde e para a aquisição de ambulâncias dotadas de UTIs para atendimento de urgência.

- Sem esqueceremos da importância de um Centro especializado de odontologia, de mais recursos para os hospitais e de expansão do Programa saúde da família.

O diretor da Soebras conclui revelando sua crença de que a classe política de Montes Claros saberá aproveitar as oportunidades que a região vislumbra com a presença de autoridades que conhecem sua realidade e entendem as necessidades que sua população enfrenta.

- Saraiva Felipe e Hélio Costa são conhecedores da situação em que vive grande parte da população norte-mineira. Entenderão nossas demandas. Resta aos nossos políticos, à sociedade, e, enfim, a todos nós, compreendermos a necessidade de uma união suprapartidária. Penso que estamos caminhando nesse sentido.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por