Ruy Muniz diz que está pronto para as eleições
O prefeito de Montes Claros, afastado do cargo desde o último mês de maio, teve a prisão revogada pelo TRF e agora está liberado para percorrer as ruas da cidade em busca de votos para sua reeleição
O prefeito de Montes Claros, afastado do cargo desde o último mês de maio, teve a prisão revogada na quarta-feira (27) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e agora está liberado para percorrer as ruas da cidade em busca de votos para sua reeleição. A homologação do nome do empresário, uma das principais lideranças políticas do Estado, na corrida pela sucessão municipal, está marcada para o dia 4 de agosto, quando o Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza a convenção partidária.
Ruy Muniz diz que confia na Justiça e que o partido e a
população entenderam os acontecimentos e agora vai
participar do processo eleitoral em igualdade de condições.
POR JERÚSIA ARRUDA
Depois de 100 dias de longa espera, o prefeito de Montes Claros, afastado do cargo desde 19 de maio e cumprindo prisão domiciliar, Ruy Muniz (PSB) teve a prisão revogada na quarta-feira (27) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília/DF.
Ao receber a notícia da revogação da pena, emocionado, Ruy Muniz foi saudado por fogos de artifício que ressoaram por toda a cidade, e disse que se sente renovado para disputar um novo mandato, nas eleições de outubro deste ano.
A homologação do nome do empresário, uma das principais lideranças políticas do Estado, na corrida pela sucessão municipal, está marcada para o dia 4 de agosto, quando o Partido Socialista Brasileiro (PSB) realiza a convenção partidária.
- Estamos imensamente felizes com a decisão. Sempre acreditamos, sempre confiamos na Justiça, temos certeza da nossa inocência e vamos provar, porque a fé em Deus é o que nos move. Eu luto pela saúde, para que o povo de Montes Claros tenha acesso a uma assistência de qualidade e com dignidade, e vou continuar lutando por isso, porque não é possível toda uma região ficar desassistida. Não temos mágoa de ninguém, de nenhum grupo ou pessoa. Agora é vida normal, vida que segue – planeja.
A esposa de Muniz e deputada federal, Raquel Muniz (PSD) diz que a revogação era aguardada com muita fé e que apesar de todo o sofrimento pelo qual sua família passou nesses dias, sempre acreditou na Justiça e que tinha certeza de que chegaria o dia em que a verdade viria à tona.
- A nossa família está em festa. Como mulher de fé que sou, sempre acreditei em Deus e na Justiça. Temos certeza de que a verdade prevalecerá - comemora.
Ruy Muniz foi preso dia 18 de abril durante a operação “Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”. Apesar da revogação da prisão, o TRF manteve algumas cautelares como manter contato com servidores municipais.
- Confiamos na Justiça e tenho certeza que essa situação também será superada nos próximos dias. Sou pré-candidato a prefeito e dia 4 de agosto, na convenção do PSB, colocarei meu nome para a disputa à reeleição para a Prefeitura de Montes Claros – anuncia Ruy Muniz.
Presidente da Comissão Municipal do PSB, a advogada Marilda Marlei e Silva diz que a decisão do TRF foi muito comemorada pelos correligionários e reafirma que Ruy Muniz caminha com o PSB para as eleições em outubro.
- Recebemos com muita a alegria a notícia da liberdade de Ruy. O PSB se sente honrado em tê-lo como um dos nossos, e como o forte pré-candidato à prefeitura de Montes Claros. Dia 4 de agosto faremos a nossa convenção e temos certeza de que vamos escolher o melhor para Montes Claros – reafirma.
Segundo a presidente, o PSB conta com o apoio de vários partidos, sendo o PMDB responsável pela indicação do candidato a vice-prefeito.
- Nossa campanha será feita com uma forte coligação, reunindo vários partidos, com grandes chances de eleição ainda no primeiro turno – assegura.
A advogada ressalta que, em nenhum momento, o Diretório Estadual do PSB deixou de oferecer apoio a Ruy Muniz e, inclusive, criou uma Comissão de Acompanhamento para avaliar o processo jurídico que o afastou do exercício de prefeito eleito pelo voto popular, de forma a assegurar que este pudesse ter uma defesa justa.
A comissão, formada por outros nomes importantes da legenda em Minas, como os deputados estaduais Roberto Andrade e Wander Borges, os prefeitos Ivair de Almeida Cerqueira Neto (Conselheiro Lafaiete) e Fernando Pereira (Lagoa Santa), e o deputado federal Sérgio Lúcio de Almeida, além do suplente de deputado federal Isaías Silvestre, analisou os fatos e decidiu manter Muniz no partido e está apoiando a sua candidatura.
- O partido entendeu os acontecimentos, a população também. Agora vou participar do processo eleitoral em igualdade de condições – avalia Muniz.