Projetos comunitários
devem gerar 400 novos empregos em Moc
Edmilson Guimarães
Repórter
Numa atitude inédita na política local o deputado estadual Ruy Muniz decidiu democratizar a destinação dos recursos das emendas parlamentares a que tem direito. Cada um dos 15 vereadores de Montes Claros deverá indicar uma associação ou entidade para receber uma verba de 10 mil reais em média para aquisição de maquinários e equipamentos para montagem de projetos que gerem emprego e renda para a população. Com a destinação de 300 mil reais que serão investidos na implantação de pequenas confecções, padarias e cozinhas comunitárias, marcenarias e salões de beleza escola em associações de bairros, associações comunitárias e rurais e entidades filantrópicas, indicadas metade pelos vereadores e o restante pelo próprio deputado, a expectativa de Ruy Muniz é de proporcionar a geração de 400 novos empregos diretos em Montes Claros.
Ruy Muniz destinou os recursos de suas emendas parlamentares
para Montes Claros (foto: ALMG)
“Optamos por dividir a indicação das emendas com os vereadores, independente dos partidos e da posição política de cada um, como forma de democratizar a distribuição de recursos, já que o importante é fazer com que os projetos beneficiem o maior número de pessoas possível”, explica o deputado, ao defender que nestas horas as questões políticas devem ser deixadas de lado já que o objetivo primordial é atender as demandas dos montes-clarenses. “Como legítimos representantes eleitos pela população os vereadores serão parceiros importantes, e com cada um apadrinhando um projeto fica garantido o sucesso e o retorno dos investimentos”, completou Ruy Muniz. A única exigência feita aos vereadores é que os projetos indicados para receber os recursos sejam de cunho social, com ênfase na geração de emprego e renda. Montada na sede de uma associação ou de uma entidade filantrópica uma cozinha comunitária para produção de doces, bolos e biscoitos, uma padaria comunitária, uma pequena confecção de roupas ou marcenaria além de gerar empregos para os moradores que trabalhariam em forma de cooperativa, pode ainda ser utilizada como escola profissionalizante para a formação de mão-de-obra.
Todos os 15 vereadores já foram contactados pelo deputado Ruy Muniz e ficaram de indicar rapidamente a associação ou entidade que será beneficiada com os recursos, que serão liberados pelo Governo de Minas ainda no primeiro semestre deste ano. “Queremos inaugurar um novo jeito de fazer política, sem privilegiar apenas correligionários e apadrinhados, deixando de lado as divergências políticas e possibilitando que os benefícios cheguem a todos os cidadãos, sem preconceitos”, concluiu Ruy Muniz.