Eduardo Brasil
Repórter*
O governo de Minas inaugura nesta semana mais seis telecentros na região do Jequitinhonha e Mucuri. Para qualificar e profissionalizar o cidadão por meio da inclusão digital, as unidades estão sendo implantadas nos municípios de Berilo, Chapada do Norte, Leme do Prado, Veredinha, Itamarandiba e Aricanduva.
Ontem, quarta-feira 16, foram inauguradas as unidades de Berilo, Chapada do Norte, Distrito de Araçuaí e Leme do Prado.
Nesta quinta-feira 17, serão inauguradas as unidades de Veredinha e Itamarandiba. Amanhã, sexta-feira 18, é a vez de Aricanduva.
Os telecentros são unidades do Projeto estruturador rede de formação profissional orientada pelo mercado, sob coordenação da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e gestão da subsecretaria de Inovação e Inclusão Digital.
RECURSOS
Os recursos para implantação das unidades são obtidos por meio de emendas da bancada mineira na câmara dos deputados e contam com contrapartida do governo mineiro.
Para implantação das unidades são firmados convênios entre a secretaria e as prefeituras ou organizações do terceiro setor, como organizações da sociedade civil de interesse público, organizações não-governamentais, ou organizações sociais.
INCLUSÃO
O telecentro é um espaço reservado para a inclusão digital e social, com acesso gratuito à Internet, possibilitando a utilização do correio eletrônico, a capacitação profissional por meio de cursos à distância, realização de pesquisas escolares e serviços de utilidade pública, elaboração e envio de currículos, além de uma vasta troca de informações e experiências pela Internet.
Além de acesso gratuito à Internet, os telecentros disponibilizam cerca de 110 cursos nas áreas de informática (básicos e avançados), profissionalizantes, comportamentais e gerenciais. Mais de 300 mil pessoas já foram beneficiadas. (Com Agência Minas)